10.4 C
Itapema
quinta-feira, junho 30, 2022
mais
    InícioCidadesItajaíConferência com Elisa Lucinda abre o 5º Festival Literário de Itajaí

    Conferência com Elisa Lucinda abre o 5º Festival Literário de Itajaí

    Em:

    Em Destaque

    Casa da Família oferece aulas de idioma para crianças

    No Centro de Inteligência Emocional Casa da Família, da...

    Governo do Estado anuncia abertura de novos leitos de UTI pediátrica

    A semana foi de ampliação da rede de atendimento...

    A poeta, jornalista, professora, cantora e atriz global Elisa Lucinda fará a abertura do 5º Festival Literário de Itajaí (FLI). A convidada irá apresentar a conferência que tem como título o tema do festival: “Palavras urgentes: O texto nunca é neutro”. A atividade, gratuita, acontece na próxima segunda-feira (13), às 19h, no auditório do Centreventos.

    Natural de Cariacica (ES), Elisa Lucinda tem 19 livros publicados. Destacam-se, na poesia, “Eu te amo e suas estreias”, “A fúria da beleza” e “O semelhante”, além do romance “Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada”, finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2015. Ela é também autora de livros infantis e responsável por projetos que popularizam a poesia.

    No cinema, atuou em mais de 15 filmes. Foi ganhadora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado pelo conjunto da obra, no ano de 2020. Na televisão, esteve presente em minisséries como “Mãe de santo” e “Escrava Anastácia”, além de novelas como “Kananga do Japão”, “Mulheres apaixonadas”, “Páginas da vida” e “Insensato Coração”.

    Em 2021, a multiartista tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, passando a ocupar a cadeira de Olavo Bilac. Elisa Lucinda também passou a figurar ao lado de nomes como Elza Soares, Zeca Pagodinho, Christiane Torloni, Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.

    O festival

    Com o tema “Palavras urgentes: O texto nunca é neutro”, o 5º Festival Literário de Itajaí inicia na segunda (13) e segue até sábado (18). Escritores, editoras, produtores culturais, representantes de diversos segmentos artísticos e comunidade em geral poderão participar do evento, que integra as comemorações do aniversário de 162 anos de Itajaí.

    O 5º FLI é uma promoção do Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, com apoio da Câmara Setorial de Literatura do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

    Cidades