12.8 C
Itapema
quinta-feira, junho 30, 2022
mais
    InícioSanta CatarinaCinco municípios catarinenses estão entre os mais rápidos do país para abrir...

    Cinco municípios catarinenses estão entre os mais rápidos do país para abrir empresa

    Em:

    Em Destaque

    Casa da Família oferece aulas de idioma para crianças

    No Centro de Inteligência Emocional Casa da Família, da...

    Governo do Estado anuncia abertura de novos leitos de UTI pediátrica

    A semana foi de ampliação da rede de atendimento...

    O desempenho catarinense no registro mercantil continua em destaque nacional. Santa Catarina abriu mais de 73 mil novos negócios no primeiro quadrimestre deste ano, segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia. Cinco municípios do estado despontam no rol entre os 10 do país com os menores tempos de abertura de empresas. São eles: Xaxim (1º), Mafra (2º), Criciúma (4º), Brusque (5º) e Navegantes (8º).

    Segundo a presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Renata Silva, o resultado positivo se dá pelas medidas de simplificação que o Governo de Santa Catarina realizou para melhorar os processos de registro mercantil e legalização, assim como o apoio das administrações municipais na desburocratização também dos serviços públicos lá na ponta.

    “Santa Catarina foi pioneira e serviu de modelo para a Lei da Liberdade Econômica, criando a regulamentação estadual. Desde então, vem colhendo frutos, como a facilidade de empreender e a desburocratização. Hoje, a Junta Comercial catarinense se consolida como uma instituição moderna e ágil, exercendo um papel fundamental no incentivo ao empreendedorismo. Por meio da Jucesc 100% digital, entre outras ações, simplificamos a abertura de novos negócios e representamos o DNA do empreendedor que investe e aposta no estado”, pontua a presidente.

    Dentre outras medidas implantadas pela gestão Carlos Moisés que melhoram o ambiente de negócios para quem deseja investir, gerar emprego e renda, está a dispensa de alvará e licenciamento. São mais 570 atividades econômicas classificadas como de baixo risco e que não oferecem perigo à saúde e à segurança da sociedade, mais que a classificação brasileira, proporcionando um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas. Além disso, 60 municípios catarinenses integram o Programa SC Bem Mais Simples, que possibilitam ainda mais celeridade na abertura de novos negócios.

    :: Tempo da abertura de empresas dos cinco municípios catarinenses destaques

    • Xaxim: 3 horas
    • Mafra: 4 horas e 1 minuto
    • Criciúma: 4 horas e 11 minutos
    • Brusque: 4 horas e 33 minutos
    • Navegantes: 5 horas e 36 minutos

    Cidades