23.9 C
Itapema
quinta-feira, março 28, 2024
mais
    InícioPoliticaAudiência Pública: noite de debate e recorde de público na Câmara de...

    Audiência Pública: noite de debate e recorde de público na Câmara de Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    Pelo Estado 26/03: O que há por trás do caso Marielle Franco

    O quão chocante não foi descobrir, após seis anos,...

    A noite de quinta-feira (09/06) vai ficar marcada na história da Câmara de Vereadores de Itapema, como uma das noites com recorde de público em uma Audiência Pública. A população lotou completamente o Plenário Pedro Mercês Vieira para acompanhar as explicações da Prefeitura acerca dos Projetos de Lei em discussão durante a Audiência Pública convocada pelo presidente do Legislativo, vereador Alexandre Xepa (Progressistas).

    Foram quase 4h de audiência e mais de 400 registros de presença. “Muito importante esse momento do governo ouvir diretamente as dúvidas das pessoas, já que essas leis trazem grandes mudanças. Uma honra para a nossa Câmara promover um momento com intensa participação popular como esse”, registrou o presidente.

    A maioria dos presentes representava a comunidade da Rua 450. Atentos e organizados, eles apresentaram suas reinvindicações sobre o Projeto de Lei Complementar 005/2022, que trata das Operações Consorciadas. O conjunto de investimentos proposto pela Prefeitura, envolve a área de ocupação da 450, e propõe a regularização da situação dessas famílias, com a construção de moradias populares em outro local. Entre as reivindicações apresentadas, os moradores querem uma garantia documentada de que só serão retirados de suas casas quando as novas moradias estiverem prontas.

    A discussão sobre o segundo Projeto de Lei Complementar em pauta na Audiência, o nº 003/2022, também atraiu moradores diretamente ligados à proposta, neste caso, do Bairro Canto da Praia. Representantes do Sinduscon, Associações de Moradores, profissionais liberais e cidadãos expuseram suas dúvidas, questionamentos e apontaram ajustes necessários no projeto que busca criar uma linha de cone sombreamento para o Canto da Praia, permitindo a construção de prédios mais altos que a atual delimitação. A discussão sobre a obra do alargamento da praia também foi bastante debatida entre os presentes, e todos questionamentos foram respondidos pela prefeita Nilza Simas, o Secretário de Planejamento, Eliseo Cordeiro, e os Assessores Especiais do governo, Valdemiro Souza e Marcelo Correia.   

    Durante toda Audiência, o público pôde apresentar modificações e também fazer questionamentos com relação aos estudos ambientais e detalhamento das obras apresentadas. A Prefeita Nilza Simas participou da audiência e destacou a importância dos projetos. “Nós tínhamos duas Itapema, uma para o lado de cá da BR e outra para o lado de lá. Investimos muito em infraestrutura e novos espaços de saúde e educação, mas ainda temos muito por fazer e com a operação consorciada vamos conseguir avançar ainda mais. Nossa cidade cresce e precisamos acompanhar o desenvolvimento com projetos macros”, destacou.

    Cidades