23.8 C
Itapema
sexta-feira, março 29, 2024
mais
    InícioPoliticaCâmara de Penha aprova projeto que obriga captação de energia solar e...

    Câmara de Penha aprova projeto que obriga captação de energia solar e de águas pluviais em prédios públicos

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    Pelo Estado 26/03: O que há por trás do caso Marielle Franco

    O quão chocante não foi descobrir, após seis anos,...

    Por seis votos a quatro, a Câmara de Vereadores de Penha aprovou na segunda-feira (13), durante a 21ª Reunião Ordinária, o projeto que dispõe sobre a implantação de sistema de captação de energia solar e de sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais nas construções de novos prédios públicos municipais.
    O PLO nº 7/2022 é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, que teve apoio dos vereadores Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, Célio Francisco (PSDB), João Costa (Cidadania), o Barriga, Mário Moser (União), o Marquett, e Sebastião Reis Junior (União).
    Votaram contrários ao projeto os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Maurício Brockveld (MDB) e Roberto Leite Junior (Cidadania) – o presidente Maurício da Costa (MDB), o Lito, votaria apenas em caso de empate.
    O projeto torna obrigatório que nas instalações elétricas ou hidráulicas das construções de novos prédios públicos do município de Penha sejam implantados mecanismo de captação de energia solar e de águas pluviais, assim como nas futuras reformas dos prédios públicos já existentes.
    O PLO nº 7/2022 havia recebido parecer contrário da Comissão Legislativa Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ), mas este foi derrubado em plenário e seguiu tramitando na casa. Agora, com a sua aprovação, segue para sanção do prefeito.

    ☑️ Alteração nas comissões
    Durante a 21ª Reunião Ordinária foi formalizada a alteração nas comissões legislativas de Assuntos Gerais (CAG) e de Constituição e Justiça (CCJ). Com isso o vereador Adriano de Souza (Tibeco) deixa a presidência da CCJ e passa a integrar o lugar do vereador Mário Moser (Marquett) na comissão de Assuntos Gerais. Marquett, por sua vez, assume uma cadeira na CCJ – sendo que a presidência desta será definida na próxima reunião da comissão.

    ✝️ Homenagem
    A reunião ordinária também foi marcada por uma homenagem à servidora da Câmara de Penha Dayse Cristiane de Souza Germano, que faleceu no dia 11 de junho, aos 52 anos de idade.
    O presidente Maurício da Costa (Lito) solicitou um minuto de silêncio e posteriormente foi apresentado um vídeo produzido especialmente em homenagem à querida colega e amiga que desde 2007 era responsável pela contabilidade da casa.
    A contadora efetiva do Legislativo Penhense deixa o marido Valdemir Bortolato Germano e as filhas Fernanda e Laura.

    Cidades