23.8 C
Itapema
sexta-feira, março 29, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúGuarda Ambiental e fiscais da SEMAM atendem denúncia de maus tratos

    Guarda Ambiental e fiscais da SEMAM atendem denúncia de maus tratos

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    Pelo Estado 26/03: O que há por trás do caso Marielle Franco

    O quão chocante não foi descobrir, após seis anos,...

    A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú e a Guarda Ambiental atenderam neste domingo (19), uma denúncia de maus-tratos a animal que ocorria no bairro Nova Esperança. O animal maltratado era um cavalo extremamente desnutrido que sofreu uma queda pela manhã e não conseguia mais se levantar, tamanha a fraqueza. Na averiguação da denúncia foi constatado que o animal era “alimentado” apenas com pão e água.
    A SEMAM acionou o Grupo de Operações de Resgate (GOR), que sempre é acionado em caso de animais de grande porte, e foi feito o laudo veterinário que determinou a eutanásia do animal. O cavalo apresentava, além da desnutrição, fortes dores abdominais e a suspeita de ter ingerido algo que obstruiu o intestino. A eutanásia foi a forma encontrada para aliviar o sofrimento, já que não havia, segundo os veterinários, chance de recuperação do animal.
    Não é a primeira vez que a família proprietária do animal maltratado é denunciada. A Guarda Ambiental registrou um Boletim de Ocorrência sobre o fato e a SEMAM fará a multa. Outro animal da família, que é de carroceiros, já havia sido retirado deles pelo mesmo motivo de maus-tratos. A família em questão possui ainda uma outra égua que será avaliada para saber em que condições está e se será recolhida.
    O animal morto será enterrado por equipe da Secretaria de Obras que irá ao local com máquina adequada ao serviço. A pena para maus-tratos a animais pode ir de 3 meses a um ano de prisão, além de multa.

    Cidades