17.2 C
Itapema
sábado, abril 20, 2024
mais
    InícioVariedadesTransporte de produtos agrícolas por ferrovias bate recorde dos últimos doze anos

    Transporte de produtos agrícolas por ferrovias bate recorde dos últimos doze anos

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    Porto Belo realiza sorteio do IPTU Premiado

    O Governo do Município de Porto Belo, por meio...

    O frete de produtos agrícolas por ferrovias no primeiro quadrimestre de 2022 bateu o recorde dos últimos doze anos. Foram 25 bilhões de toneladas transportadas entre soja, farelo de soja, milho, trigo, açúcar e outros granéis agrícolas, segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) produzidos com exclusividade para a CNN.

    De acordo com o levantamento, o transporte dos chamados granéis agrícolas por trens registrou um crescimento de 127% desde 2010, considerando dados de janeiro a abril de cada ano. Na comparação com os primeiros quatro meses do ano passado, o aumento foi de 14,19%.

    Para o diretor executivo da ANTF, Fernando Paes, os principais fatores para esse crescimento são os crescentes investimentos por parte das concessionárias, a continuidade de diferentes governos em ações no setor e o menor custo do transporte ferroviário.

    “Tradicionalmente as ferrovias tendem a ser mais competitivas do ponto de vista de custo. Quando a gente está falando de transporte de grandes quantidades de carga por distancias acima de 300 quilômetros, o frete ferroviário vale mais a pena. Então, já existe uma tendência de crescimento. Nos últimos três últimos anos, especificamente, o modal ferroviário deu um salto.”, afirma Paes.

    A participação das ferrovias apresentou crescimento ainda nas exportações. Na comparação com 2021, o transporte de milho por ferrovias cresceu 156,9% neste ano. O açúcar teve alta de 6,6%, a soja 4,1%, e o transporte de minério de ferro aumentou 3,9%.

    “Hoje as ferrovias representam, elas são responsáveis por mais ou menos 40% das comodities agrícolas que são exportadas pelo país. A expansão das ferrovias é importante pro agronegócio já que as principais produções estão no Centro-oeste, longe dos portos. Pelos cálculos que a gente fez em alguns estudos, o transporte por trem é entre 10%, até 25% mais barato do que o frete rodoviário para um mesmo trecho.”, aponta o diretor-executivo.

    Impacto ambiental

    Além da competitividade nos custos, o transporte ferroviário tem outra vantagem: a ambiental. Segundo dados do Instituto de Logística e Supply Chain – ILOS compilados pela ANTF, quando comprado ao rodoviário, o modal ferroviário emite cerca de 85% dióxido de carbono (CO²) a menos.

    “A questão da emissão de poluentes hoje é uma preocupação também dos produtores, quando a gente começa a pensar em economia verde e o quanto isso influencia seja no financiamento dos projetos, ou na própria venda dos produtos para outros países. A gente responde por 3% da emissão de poluentes no setor de transportes, mas somos responsáveis por 20% do setor. Esse número mostra com muita clareza a eficiência energética da ferrovia.”, avalia Paes.

    Uma composição ferroviária composta por 120 vagões, por exemplo, transporta o equivalente a 368 caminhões graneleiros. Em 2020, somente 2,88% das emissões de CO² no transporte terrestres foram originados pelo modal ferroviário.

    Fonte:CNN

    Cidades