22.2 C
Itapema
sexta-feira, março 29, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaTradição do Engenho de Farinha atravessa gerações em Itapema 

    Tradição do Engenho de Farinha atravessa gerações em Itapema 

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    Pelo Estado 26/03: O que há por trás do caso Marielle Franco

    O quão chocante não foi descobrir, após seis anos,...

    No meio rural de Itapema há muitas histórias para contar e vivenciar.  Uma delas está bem no coração do Sertão do Trombudo, às margens da Estrada Geral, onde funciona, há mais de um século, o Engenho de Farinha do Seu Dato, que faz parte do Roteiro de Ecoturismo de Itapema. 

    O falecido agricultor Deodato Rocha soube muito bem passar o ofício para a filha Salete Rocha Melzi, que ao lado do marido, Pedro Melzi, mantém a produção de farinha com instrumentos ainda seculares. O enfarinhamento inicia em junho e segue até setembro, produzindo anualmente 13 mil quilos de farinha. 

    “Meu pai era uma pessoa muito especial e desde muito cedo eu aprendi a profissão. Lembro da casa cheia nesta época, quando as pessoas saiam de longe para comprar nossa farinha, são boas recordações”, diz Salete Rocha Melzi. 

    O enfarinhamento inicia em junho e segue até setembro, produzindo anualmente 13 mil quilos de farinha. O processo artesanal da farinha começa no raspador, onde duas pessoas tiram as cascas da mandioca. “Após, a raiz é levada para uma prensa com água onde permanece por duas horas aproximadas, peneirada e por fim é levada para os fornos onde acontece o processo final da fabricação e segue para a venda” explica Pedro.

    O Engenho fica na Estrada Geral do Bairro Sertão do Trombudo, nº 6166.  Vale a pena a visita!

    Cidades