28.7 C
Itapema
quinta-feira, março 28, 2024
mais
    InícioVariedadesBiblioteca Pública comemora 22 anos nesta segunda-feira (27)

    Biblioteca Pública comemora 22 anos nesta segunda-feira (27)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    Pelo Estado 26/03: O que há por trás do caso Marielle Franco

    O quão chocante não foi descobrir, após seis anos,...

    A Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior comemora 22 anos na próxima segunda-feira (27) e, para celebrar a data, algumas atividades foram programadas pela direção do espaço. Para o dia do aniversário da biblioteca, acontecerá a doação de livros, através do projeto Semeando Livros, na praça da Bíblia, que fica ao lado da biblioteca. A partir de segunda até 1º de julho ocorrerá ainda a Semana do Perdão, ou seja, quem tiver livros em atraso poderá devolver sem qualquer penalidade (multa).

    “A criação da biblioteca é uma grande conquista para a sociedade itajaiense, pois revela de forma explícita que acreditamos no processo de educação permanente do cidadão. A epígrafe de Borges (2007, p.71) nos provoca a pensar a Biblioteca na contemporaneidade como potência de espaço, atividades, materiais e pessoas que organizam, preservam e estendem as mãos a todas as gerações, mediando as produções humanas historicamente elaboradas, ao passo que avança no tempo, se posiciona no presente e assim forja o futuro”, destaca a diretora da Biblioteca Municipal, Elaine Cristina da Silva Martins.

    A Biblioteca Pública Municipal e Escolar está passando por uma reforma geral desde novembro do ano passado, mas os trabalhos não interferem na prestação dos serviços ofertados pelo espaço. Somente no mês de maio deste ano foram 1.579 obras emprestadas; 2.472 consultas de obras em seu acervo; 95 acessos aos terminais com internet; 101 novos cadastros e 933 livros doados à comunidade.

    “Estas formas de interação entre o usuário e a biblioteca colocam em relevo a importância desta instituição para comunidade e suas possibilidades de contribuir com a mediação da informação, da arte e da cultura, por meio de variados suportes que fomentem a educação permanente na contemporaneidade”, complementa a diretora Elaine Martins.

    A reforma

    A biblioteca, localizada na rua Heitor Liberato, nº 1100, no bairro Vila Operária, terá a cobertura toda recuperada, com a substituição do telhamento pelo mesmo material, a fim de preservar as características do prédio. A estrutura também receberá revisão e restauro das esquadrias de madeira, além da pintura de toda a edificação. Na parte interna, serão reformados os sanitários e toda a área administrativa, bem como será feita a substituição da plataforma elevatória, revisão elétrica e execução de sistemas complexos de preventivo de incêndio. O espaço ainda receberá nova pintura externa, na cor azul.

    O investimento previsto para a reforma é de R$ 866.782,84 e os trabalhos devem ser concluídos no mês de agosto deste ano.

    Cidades