23.8 C
Itapema
sexta-feira, março 29, 2024
mais
    InícioCidadesItajaíColegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI lança o Ciclo de...

    Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMFRI lança o Ciclo de Ações Preparatórias – Operação Primavera

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    Pelo Estado 26/03: O que há por trás do caso Marielle Franco

    O quão chocante não foi descobrir, após seis anos,...

    Nesta terça-feira (28), o Colegiado de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da AMFRI deu início ao Ciclo de Ações Preparatórias – Operação Primavera, que visa a organização e formatação de uma agenda conjunta ao enfrentamento de riscos e desastres durante os meses de setembro e dezembro, tendo em vista as características climáticas de Santa Catarina, que neste período, historicamente, registram-se os maiores acumulados pluviométricos.

    O lançamento do Ciclo de Operações foi feito após o ato de assinatura de ofício pelo Secretário Executivo da AMFRI, Ademar Henrique Borges e pelo Presidente do Colegiado de Defesa Civil e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Cláudio Silvino da Silva.

    “A ideia do Ciclo de Ações é promover a capacitação técnica aos profissionais, com oficinas e palestras, fazer a revisão de planejamentos e instrumentos legais no âmbito municipal, preparação de mecanismos ao acesso de recursos e outras ações de caráter preventivo”, explica Cláudio.

    O Presidente da AMFRI e Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca que a ação faz parte da execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e que o objetivo do colegiado é trabalhar em conjunto de forma regional e ter a cultura de prevenção.

    “A ideia é se antecipar aos períodos de chuva. Nossa região do Vale do Itajaí já foi assolada muitas vezes, já tivemos muitos problemas com o grande volume de chuvas. Por isso, precisamos estar preparados e a assessoria de defesa civil da AMFRI está fazendo esse trabalho de orientação dos municípios”, explica, ressaltando ainda a importância das capacitações e cursos para que os profissionais de cada município da AMFRI estejam preparados e qualificados para qualquer situação.

    O Coordenador Regional de Defesa Civil da região AMFRI, Daniel Bazanella Cardoso, esteve presente na reunião e recebeu o ofício do colegiado, uma vez que o Ciclo de Ações estará alinhado com a Operação Primavera, que é coordenada pela Defesa Civil de Santa Catarina. A regional acompanhará e participará da agenda de preparações junto ao colegiado.

    A ação é de suma importância, uma vez que as atividades estão em consonância com tudo o que o Estado, dentro da estrutura de Defesa Civil, aplica na Operação Primavera. Essa conduta de união entre os municípios vai certamente trazer resultados importantes e positivos para todos os munícipes”, finaliza.

    Cidades