21.6 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioCidadesCamboriúEmpresários participantes do 1º Festival Gastronômico de Camboriú iniciam capacitações

    Empresários participantes do 1º Festival Gastronômico de Camboriú iniciam capacitações

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    O Festival Gastronômico de Camboriú está confirmado no município e o grupo de trabalho, formado. Representantes de 15 estabelecimentos participarão do desenvolvimento do primeiro evento, que acontecerá no formato de circuito gastronômico.

    Nos primeiros encontros, o plano de trabalho e os alinhamentos iniciais foram fechados com os empresários. Agora, uma série de capacitações que abordam temas como gastronomia, história e produção local estão sendo trabalhadas com os empreendedores, com o apoio técnico da equipe de consultores do Sebrae.

    Na última semana, estiveram reunidos na CDL de Camboriú, produtores locais, artesãos, um técnico da Epagri, gestores e consultores do Sebrae e equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo, para uma roda de conversa sobre os produtos locais e catarinenses, que podem fazer parte dos cardápios a serem criados pelos empreendimentos participantes.

    O secretário de desenvolvimento econômico, Ângelo Gervásio, abordou aspectos da cultura local, enquanto o técnico da Epagri, Oderlei Anschau, relatou sobre os produtos da agricultura e agropecuária que compõem a cesta de produtos locais.

    Para completar a roda de conversa, Alan Claumann, coordenador de Turismo do Sebrae SC, explicou sobre a importância de valorizar os produtos locais como diferenciais para toda a região. “Os produtos locais contam a história da vida dos moradores, trazem um diferencial pro evento que não é facilmente copiado por outros locais. Além de atuar de forma inclusiva, buscando o desenvolvimento do maior número de pessoas da região. Uma valorização que leva em conta o dia a dia das pessoas, que é expresso nos produtos com DNA local.”

    Para Ana Luiza, moradora de Camboriú e proprietária de um dos restaurantes participantes, o Festival promete aproximar os empresários e destacar o setor. “Acredito que o festival veio para unir o empresário e a população de Camboriú, valorizando a história da cidade, a gastronomia local e regional”, complementa.

    Durante o mês de julho o grupo segue na preparação do circuito, com o desafio de desenvolver pratos que valorizem a identidade cultural local, através da utilização de ingredientes regionais. “Os empresários receberão consultorias de apoio para que os pratos sejam inéditos e ressaltem todo sabor local”, explica Tamara Legarrea, consultora de gestão de projetos do Sebrae.

    O Festival Gastronômico de Camboriú acontece de 2 a 25 de setembro de 2022 e é uma realização da Prefeitura de Camboriú. O evento conta com o apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camboriú (CDL).

    Cidades