15 C
Itapema
sexta-feira, abril 19, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúPlantio de restinga em praia alargada de Balneário Camboriú será feito após...

    Plantio de restinga em praia alargada de Balneário Camboriú será feito após reurbanização

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    Porto Belo realiza sorteio do IPTU Premiado

    O Governo do Município de Porto Belo, por meio...

    Pelo Estado 16/04: E mais uma vez, chuvas causam estragos no Estado

    Desde o último sábado, 13, o tráfego está interrompido...

    O plantio da vegetação de restinga na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, será feito após as obras de reurbanização do local, afirmou a secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi. Segundo ela, houve um acordo entre a prefeitura, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Ministério Público Federal (MPF).

    Um projeto-piloto de plantio de mudas de restinga foi feito na Barra Sul para que se possa verificar como a vegetação vai se comportar ao longo do tempo.

    A restinga é uma exigência do IMA para dar o licenciamento ambiental para a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central. Esse trabalho de engordamento da orla ficou pronto no início de dezembro.

    Segundo a secretária, desde março do ano passado a prefeitura esteve em conversas com o IMA e o MPF para realizar a implementação da restinga após as obras de reurbanização. “O ideal realmente é fazer o plantio após a obra ser feita. [A obra] Vai movimentar muito a areia e quanto menos movimentar perto da vegetação, melhor”, afirmou.

    Projeto-piloto

    Em 2 de maio, a empresa que venceu a licitação para o plantio da restinga começou o projeto-piloto na Barra Sul. Nesse local, foram plantadas 2.635 mudas em uma área de 2.635 metros quadrados, uma para cada metro quadrado, informou a secretária.

    Trabalhadores fazem plantio de restinga em projeto-piloto na Barra Sul, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação

    Trabalhadores fazem plantio de restinga em projeto-piloto na Barra Sul, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação

    Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a prefeitura, o IMA e o MPF deve ser entregue ainda nesta semana pelo Ministério Público sobre o plantio da restinga na Praia Central, disse a secretária. Esse documento vai especificar se a área do projeto-piloto vai aumentar, além de deixar oficializado o acordo entre os órgãos para que o plantio no restante da orla seja feito após as obras de reurbanização.

    As mudas de restinga que serão plantadas na praia são das espécies Hydrocotyle bonariensis e Hipomoea pes-caprea. A secretária destacou que são plantas rasteiras, de, no máximo, 30 centímetros de altura.

    Área de plantio de restinga em projeto-piloto na Barra Sul, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação

    Área de plantio de restinga em projeto-piloto na Barra Sul, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação

    Além disso, esclareceu que as dunas artificiais, para ajudar a evitar a erosão, já estão implantadas. Elas têm, em média, 1 metro de altura em relação ao nível do mar, chegando a 1,5 metro na Barra Sul. “Elas são planas, não vão ser dunas no estilo de um morro”, afirmou.

    A secretária também esclareceu que o contrato com a empresa vencedora da licitação não custará mais aos cofres públicos por causa do adiamento do plantio.

    Cidades