15.8 C
Itapema
quarta-feira, agosto 10, 2022
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúPrograma Incrivelmente Eu promove mais um encontro entre as famílias da Rede...

    Programa Incrivelmente Eu promove mais um encontro entre as famílias da Rede Municipal de Educação de BC

    Em:

    Em Destaque

    Prefeitura de Camboriú realiza a Primeira Edição da Parada Cultural

    Ação envolvem várias manifestações culturais No dia 13 de agosto...

    Vigilância Sanitária de Camboriú disponibiliza ferramenta on-line para a comunidade

    O sistema possibilita que seja registradas denúncias e emissão...

    O Programa de Inteligência Emocional – “Incrivelmente Eu” promoveu, no mês de junho, o segundo encontro das famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú. Nesse encontro foi dado continuidade ao curso “Família em Construção”, iniciado em maio, quando o Município recebeu a CEO da Gênios Educacional, Camila Cury, que ministrou a palestra “Família em Construção – A base que dá sustentação”. O primeiro encontro marcou o lançamento do Programa nas unidades da Rede.

    Neste segundo encontro foi refletido sobre os fatores que podem ser protetivos para a vida em família, representads pelas paredes e teto da casa; abordando conhecimentos e habilidades que auxiliem as famílias a proteger seus membros dos vendavais desafiadores que possam existir no caminho, com o fortalecimento da consciência emocional e autogerenciamento. Através de palestras, dinâmicas e oficinas, os profissionais conduziram as famílias para uma construção sólida no território das emoções, ressaltando o importante papel e participação de cada membro nessa construção.

    O Programa tem o propósito de fortalecer a saúde emocional não somente dos alunos, mas de toda a comunidade escolar e suas famílias, desenvolvendo habilidades socioemocionais, necessárias para que o indivíduo tenha controle consciente das próprias emoções. Para isso, o Programa disponibiliza ferramentas didáticas (livros, palestras), respeitando a faixa etária do aluno, e, também, a condição biopsicossocial (dimensões biológica, psicológica e social) de todos os envolvidos, promovendo a formação da sua identidade, da saúde emocional, aumentando assim sua qualidade de vida.

    Durante este ano letivo de 2022, o programa Incrivelmente Eu, que é a identidade do programa Inteligência Emocional no Município, atende com o material didático, 2.507 alunos com suas famílias, mais o acolhimento que desenvolve e fortalece a saúde emocional, promovendo a formação de identidade, envolve todos os alunos da Rede, das 43 unidades e das suas mais de 15 mil famílias. No segundo semestre serão realizados mais dois encontros presenciais, conforme cronograma de cada unidade. “Com certeza esse Programa contribuirá de forma significativa para que os alunos desenvolvam habilidades e competências socioemocionais, estabelecendo assim, relações saudáveis com o mundo ao seu redor”, diz a secretária da Educação, Marilene Cardoso.


    Saiba mais

    O Programa Inteligência Emocional – Incrivelmente Eu foi instituído em Balneário Camboriú através da Lei Municipal 4.612/2022, e será ministrado em 1h aula por semana, em toda Rede Municipal de Ensino. O financiamento do programa foi obtido através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Programa foi chegou ao Município a partir de indicação do vereador Omar Tomalih, e deverá fazer parte da grade curricular a partir do ano de 2023.

    Cidades