26.5 C
Itapema
sexta-feira, março 29, 2024
mais
    InícioVariedadesItajaí é destaque em conferência internacional de tecnologia

    Itajaí é destaque em conferência internacional de tecnologia

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 29/03: Bolsonaro não poderá se eleger, mas elegerá muitos

    Não é surpresa que a onda Bolsonarista esteja movimentando...

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    O Município de Itajaí foi destaque nesta segunda-feira (11) na abertura da Esri User Conference, realizada na Califórnia (EUA), devido à utilização de mapas de geoprocessamento para controle e prevenção da dengue. Considerado o maior evento do mundo neste segmento, a conferência reúne mais de 20 mil participantes de todos os países que utilizam a tecnologia da empresa americana Esri, referência no mercado mundial.

    Na abertura do evento, o presidente e fundador da empresa, Jack Dangermond, destacou os mapas sobre a dengue do GeoItajaí. A ferramenta permite que a administração pública tenha informações com todo o mapeamento da cidade de forma atualizada e com fácil acesso, incluindo a localização de casos positivos, armadilhas e pontos estratégicos e as visitas realizadas pelos agentes de endemias e registradas por meio de tablets. Com isso, a equipe da Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde do município consegue definir estratégias mais eficientes para combate e prevenção das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

    “O Município de Itajaí iniciou há dois anos a implantação desse novo sistema de geoprocessamento, o Geo Itajaí, e ao longo desse período diversos mapas com informações georeferenciadas vem sendo criados para todas as secretarias. Um deles é este da dengue e sem dúvida foi uma satisfação ver o nosso case, que já é referência no estado, ser destacado na abertura de um evento mundial. Isso é motivo de muito orgulho pra nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Sodré.

    O GeoItajaí foi desenvolvido através da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Tecnologia. No ano passado, a ferramenta de geoprocessamento criada para monitoramento de casos de dengue recebeu o prêmio de Boas Práticas na área da saúde da Udesc/ESAG e, neste ano, teve o case inscrito na Esri User Conference.

    Cidades