18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúCasa da Família leva 19 moradores até o Hemosc para doar sangue

    Casa da Família leva 19 moradores até o Hemosc para doar sangue

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    Nesta quarta-feira (14), 19 pessoas participaram do mutirão de doação de sangue, proposto pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. O transporte gratuito em direção ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), em Blumenau, partiu do Centro de Inteligência Emocional Casa da Família.

    “A procura foi muito grande, conseguimos levar apenas 19 pessoas, mas já tem gente esperando para a próxima ida. Ficamos felizes com essa vontade dos moradores de Balneário Camboriú em serem solidários, é algo que prezamos muito na Casa da Família. Esse é um ato tão simples que salva vidas”, explica a secretária de Inclusão Social, Christina Barichello.

    Com a ajuda dos doadores, mais de 70 pessoas foram beneficiadas com o ato, visto que uma doação pode salvar até quatro vidas. Salete Teresinha Zanatta, de 65 anos, moradora de Balneário Camboriú e frequentadora da Casa da Família, afirma que vai doar novamente, assim que possível. “Foi maravilhosa a ida até o Hemosc, uma oportunidade onde podemos salvar vidas com um gesto tão simples. Sou grata por essa oportunidade de poder estar unidos pela vida”, pontua Salete.

    Para ser doador é preciso ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50kg. No dia da doação também é preciso seguir alguns cuidados, como: estar em boas condições de saúde, sem sintomas gripais, feridas ou machucados no corpo; apresentar documento de identidade com foto oficial; ter repousado bem na noite antes da doação; evitar jejum; fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas antecedentes; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas antecedentes.

    O Hemosc é responsável em abastecer todos os Hospitais do Estado. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

    Mais informações: (47) 3264-0192.

    Cidades