26.2 C
Itapema
sexta-feira, abril 19, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário CamboriúOficina ensina técnicas de cultivo de hortas na Secretaria da Pessoa Idosa

    Oficina ensina técnicas de cultivo de hortas na Secretaria da Pessoa Idosa

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    Porto Belo realiza sorteio do IPTU Premiado

    O Governo do Município de Porto Belo, por meio...

    Aulas de plantação e manutenção de hortas para pessoas acima de 60 anos, são ofertadas pela Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú, todas às terças-feiras. O foco do Projeto Horta é levar conhecimento sobre nutrientes das plantas e métodos de cultivo aos idosos.

    Quem ministra a oficina é o farmacêutico especializado em fitoterapia, Nairo Ribeiro. Voluntário desde o ano passado na SPI, Nairo lida com plantas desde os 12 anos de idade. “Trabalhamos apenas com produtos que não levam agrotóxicos, ensino a quem vai na oficina a usarem os componentes de defesa das plantas, as propriedades de cada uma e como mantê-las saudáveis”, diz o professor.

    Entre os ensinamentos do professor estão o uso da composteira, caixas de mudas e receitas caseiras para fazer com que os plantios sejam fortalecidos e rendam frutos. Isolde Erica Sperb, de 80 anos, frequenta a oficina desde o início do ano. “Aprendi muita coisa boa para a saúde, vários tipos de chás, é importante usarmos tudo o que é natural, já que só tenho um rim que funciona”, explica a aluna.

    A oficina é oferecida nos dois polos da Secretaria: no Centro (Rua 1822, nº 614), das 10h às 11h; e no polo da Barra (Casa Linhares, na Praça do Pescador), a partir das 14h. Para participar da atividade, é necessário apenas comparecer no dia e horário informados.

    Cidades