19.2 C
Itapema
quinta-feira, abril 25, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaAgosto lilás: conheça os tipos de violência contra mulher

    Agosto lilás: conheça os tipos de violência contra mulher

    Em:

    Em Destaque

    Nesse mês dedicado ao combate da violência contra mulher. O CAVV (Centro de atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Itapema ) vem alertar para os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, que são eles:
    Violência Física – que é entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal , exemplos: espancamento, sacudir, apertar os braços e etc.
    Violência Psicológica, entendida como qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, exemplos: ameaças, constrangimento , humilhação, manipulação.

    Violência Sexual, entendida como qualquer conduta que constranja a presenciar , manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação. Os exemplos são: estupro, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou força- lá a abortar , etc.

    Violência Patrimonial definida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total dos seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, exemplos: controlar dinheiro , deixar de pagar pensão alimentícia e destruição de documentos pessoais ou objetos.

    Violência Moral
    É caracterizada com ações que desonram a mulher, assim como ridicularizar diante da sociedade com mentiras ou ofensas, configurando os crimes de calúnia, difamação ou injúria, exemplos: acusar a mulher de traição, emitir juízos morais sobre a conduta , expor vida íntima ou fazer críticas mentirosas.

    Caso seja vítima de algum desses tipos de violência procure ajuda.
    O CAVV fica localizado na rua 238 , número 165, sala 01.

    Cidades