16.7 C
Itapema
sexta-feira, abril 19, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaMaior bancada da Alesc terá renovação seMDB conseguir manter tamanho em 2022

    Maior bancada da Alesc terá renovação se
    MDB conseguir manter tamanho em 2022

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    Porto Belo realiza sorteio do IPTU Premiado

    O Governo do Município de Porto Belo, por meio...

    Pelo Estado 16/04: E mais uma vez, chuvas causam estragos no Estado

    Desde o último sábado, 13, o tráfego está interrompido...

    O MDB tem a maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, mas, se tudo der certo para a sigla nas eleições 2022, terá renovação em quase metade das cadeiras. Dos nove deputados da atual legislatura, quatro não voltam ao Palácio Barriga Verde. Ada De Luca, Valdir Cobalchini e Luiz Fernando Vampiro vão concorrer a deputado federal.
    O presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, que deve assumir o governo do Estado nas próximas semanas, vai deixar de concorrer depois de seis mandatos consecutivos. Sopelsa foi secretário do Estado da Agricultura e Pesca durante o governo Luiz Henrique da Silveira, quando reabriu o mercado russo para a carne suína catarinense. Antes, foi vereador, secretário municipal de Agricultura e prefeito de Concórdia.
    O MDB fechou o registro de candidatos a deputado federal na quarta, com 17 nomes inseridos no sistema do TSE. A nominata de estaduais sai nesta sexta, mas é certo que deve incluir para reeleição Fernando Krelling, Jerry Comper, Mauro de Nadal, Romildo Titon e Volnei Weber.
    O hiato eleitoral deixado por Sopelsa no Oeste será disputado em parte por Titon, por Nadal e inclusive por Rosi Maldaner, ex-prefeita de Maravilha por dois mandatos, que vai a estadual pela primeira vez. Mauro de Nadal teria planos de grande votação para ter condição de voltar à presidência da Alesc.
    A bancada estadual, responsável junto com os prefeitos por definir o apoio ao governador Moisés, está ajudando a executiva da sigla a curar as feridas da disputa. Todos têm se empenhado em buscar apoiadores de Antídio Lunelli para que se mantenham na nominata e colaborem com a legenda da sigla e com a reeleição do aliado. Inclusive Antídio Lunelli será candidato a uma das 40 cadeiras da Alesc.

    WhatsApp Image 2022 08 04 at 18.16.27
    Maior bancada da Alesc terá renovação se
    MDB conseguir manter tamanho em 2022 3

    Pelo pleno emprego
    O candidato a vice-governador na chapa governista, empresário e ex-prefeito de Joinville Udo Döhler trabalha junto com o presidente estadual do MDB, Edinho Bez, para superar o desalinhamento nas bases desde o instante em que venceu a convenção há quase duas semanas. Tem defendido que é preciso, com o governador Carlos Moisés (Republicanos) ajudar Santa Catarina. “Nosso Estado tem uma posição muito privilegiada, com as contas equilibradas, investimento de mais de R$ 900 milhões no início deste ano, apesar da crise que abalou o mundo como um todo. O que nos levou a participar como vice é colaborar para que tenhamos novos investimentos e Santa Catarina possa manter aqui o pleno emprego”, aponta o candidato.

    WhatsApp Image 2022 08 04 at 18.16.26
    Maior bancada da Alesc terá renovação se
    MDB conseguir manter tamanho em 2022 4

    Floripa Conecta
    Até 14 de agosto, 50 eventos movimentam a Capital com o Floripa Conecta, hub de eventos para fortalecer a economia e incentivar o setor criativo. Na abertura do Startup Summit, foram apresentados os óculos falantes MyEye à estudante Beatriz, de sete anos. Conforme o usuário aciona, o dispositivo transforma texto em áudio, lê cardápios ou livros, descreve cores e embalagens. Iniciativa do consulado de Israel em São Paulo e da OrCAm no Brasil, os óculos serão doados a 14 estudantes com problemas de visão matriculados na rede pública municipal. Lançado em 2015, o dispositivo passou a ser comercializado no Brasil em 2018 pela Mais Autonomia, ao custo médio de R$ 14 mil

    Mais poder
    O Floripa Mais Tec, para empoderar 3,5 mil crianças e adultos de baixa renda da Capital, será lançado ainda este mês em parceria da Prefeitura de Florianópolis com Fiesc/Senai, Sebrae/SC e Acate. O programa vai oferecer, de graça, trilhas de aprendizagem em tecnologia para garantir melhores oportunidades de trabalho. “Inserir e preparar os mais jovens e adultos para ingressar no mundo da tecnologia vai além de simplesmente capacitá-los para o mercado de trabalho. Estamos dando um grande passo no caminho da democratização do acesso à tecnologia”, aponta o prefeito da Capital, Topázio Neto.

    Gean na estrada
    Rendeu a primeira semana de agosto para o candidato a governador da coligação #BoraTrabalhar, Gean Loureiro (União Brasil). Acompanhado dos candidatos a vice, Eron Giordani (PSD), e ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), voltou a visitar cidades da Serra e do Alto Vale. Em Lages, falou das 2 mil obras na Capital e disse que, se eleito, dará continuidade ao Plano 1000 de Carlos Moisés. Em Rio do Sul, visitou empresários com o prefeito Jose Thome (PSD. Nesta sexta, visita o hospital e santuário em Ituporanga. À tarde, segue para Taió para visita ao Corpo de Bombeiros.

    Produção e edição
    ADI/SC jornalista Adriana Baldissarelli (MTb 6153) com colaboração de Cláudia Carpes. Contato peloestado@gmail.com

    Cidades