23.8 C
Itapema
sexta-feira, março 29, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaObserva SC reúne praticantes da observação de aves em Itapema

    Observa SC reúne praticantes da observação de aves em Itapema

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/03: Menos juros, mais educação

    Uma proposta para reduzir a dívida pública dos estados...

    Pelo Estado 27/03: Agito nas eleições de Balneário Camboriú

    O cenário político de Balneário Camboriú está movimentado para...

    Pelo Estado 26/03: O que há por trás do caso Marielle Franco

    O quão chocante não foi descobrir, após seis anos,...

    A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e apoio da Construtora Pasqualotto & GT realizou, neste final de semana, o Observa SC – edição Itapema. Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08). 

    A ação contou com mais de sessenta pessoas inscritas e reuniu participantes de várias regiões do Estado. O engenheiro eletricista, Fernando da Cunha Torres, saiu de Jaraguá do Sul (SC) para participar do evento. “Eu estou nesta prática de observação há dois anos. Quando soube deste encontro, em Itapema, fiz logo a minha inscrição. Durante as visitas, percebi a existência de várias espécies pertencentes à mata atlântica litorânea, possuidora de uma vasta diversidade de aves”, explica o observador.  

    “Esta edição do Observa SC – Itapema foi muito bem sucedida, reunindo guias, observadores e pesquisadores do assunto. Conseguimos fazer o registro de muitas aves diferentes. Nossa intenção é fomentar o Ecoturismo em nossa cidade”, afirma o diretor da FAACI, o biólogo Rodrigo Bicudo.  

    O Brasil é o país das aves, aproximadamente 20% das aves do mundo vivem no território brasileiro, o equivalente a 1.919 espécies, de acordo com o Relatório do Fundo Mundial para a Natureza. Para o biólogo e organizador do evento, Cristiano Voitila, o Estado catarinense é ideal para os amantes da prática. “Santa Catarina possui um potencial muito grande para a observação por abrigar 7% de todas as aves do mundo. Itapema está no caminho certo ao incentivar a realização deste evento. Em breve, iremos iniciar uma campanha para escolher a ave símbolo de nosso Estado”, releva o biólogo.   

    A observação de aves ganha cada vez mais adeptos todos os anos, chegando a mais de 100 mil praticantes no Brasil. “O Roteiro de Ecoturismo da nossa cidade possui inúmeras propriedades onde a prática é amplamente realizada. Esta é uma tendência mundial que vem crescendo a cada dia e deve ser incentivada. Itapema mais uma vez na vanguarda quando o assunto é turismo”, finaliza a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema, Noeli Thomé 

    Cidades