28.6 C
Itapema
sexta-feira, março 1, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaVereador Xepa propõe câmeras nas proximidades dos Centros de Reciclagem e Ferros...

    Vereador Xepa propõe câmeras nas proximidades dos Centros de Reciclagem e Ferros Velhos

    Em:

    Em Destaque

    Sexta-feira(01) será marcada pelo tempo firme ao longo do dia

     Sexta-feira (01) com predomínio de sol no Grande Oeste, por...

    O vereador e presidente da Câmara Municipal de Itapema Alexandre Xepa protocolou nesta terça-feira (09) a indicação 829/2022, que sugere a instalação de câmeras de monitoramento nas proximidades dos centros de reciclagem e ferros velhos. A medida se dá, devido ao aumento dos casos de furtos de fios, grades, lixeiras e outros materiais nestas regiões. Além da indicação, o vereador já trabalha na elaboração de um Projeto de Lei para que a responsabilidade de instalação das câmaras seja do próprio comércio, como uma outra alternativa para a solução deste problema.
    O vereador explica que a comunidade do entorno não pode ser prejudicada e que as câmeras de monitoramento contribuem para a segurança em diversos outros fatores, seja em furtos ou receptação. “Nós entendemos a importância dos centros de reciclagem e também dos ferros velhos, mas precisamos estar atentos às dificuldades que enfrentam os moradores das regiões onde estão instalados. O aumento de furtos de alguns objetos, que tem maior preço na hora da venda, tem aumentado muito. As câmeras contribuem não apenas para diminuir os furtos e receptação, mas para a segurança de uma forma geral” – destaca. Xepa ainda explica que está trabalhando em um Projeto de Lei para que haja uma outra alternativa para a segurança, tendo como base um Projeto no Estado do Rio de Janeiro, onde todo centro de reciclagem e ferro-velho deve ter câmeras de monitoramento e que as imagens precisam estar arquivadas por pelo menos três meses e que neste caso, o Município não precisaria arcar com os custos destas câmeras, ficando sob responsabilidade dos próprios comerciantes.
    A indicação será apresentada aos demais vereadores e se aprovada, será encaminhada para o Poder Executivo, que fica responsável por tomar as devidas providências.

    Cidades