32.1 C
Itapema
sexta-feira, fevereiro 23, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaProjeto da Casa Madre Teresa recebe homenagem na Arquidiocese

    Projeto da Casa Madre Teresa recebe homenagem na Arquidiocese

    Em:

    Em Destaque

    premio
    Projeto da Casa Madre Teresa recebe homenagem na Arquidiocese 2

    Na noite do dia 23 de novembro a Casa de Caridade Madre Teresa participou da solenidade de premiação as entidades sociassistenciais do Prêmio Dom Afonso Niehues promovido pela ASA – Associação Arquidiocesana da Igreja Católica, sendo homenageada pelos serviços prestados a comunidade local através do projeto “Dentistas do Bem”.

    O Projeto
    A entidade conta com um consultório odontológico montado na sede própria e conta atualmente com o trabalho de sete dentistas voluntários e uma auxiliar de saúde bucal contratada responsável pela escala de trabalho dos dentistas e agendamentos dos pacientes, deste modo nenhuma criança ou adolescente que necessita fica sem atendimento.
    O projeto do consultório foi executado por uma arquiteta voluntária. Os recursos necessários para reforma do espaço e aquisição dos móveis e equipamentos foram patrocinados pela Cooperativa Sicredi, através de um projeto apresentado.
    São realizados diversos procedimentos, inclusive cirurgias. Nos meses de março a outubro de 2022 foram realizados 685 procedimentos nas crianças e adolescentes atendidos na Casa.

    A entidade
    A Ação Social Santo Antônio de Itapema iniciou como ação social da Paróquia Santo Antônio em 26 de setembro de 1990. Em 2010 foi inaugurada a Casa de Caridade Madre Teresa de Calcutá, com sede própria no bairro Jardim Praia Mar com objetivo de contribuir na transformação da realidade social de crianças e adolescentes e suas famílias.
    A Casa Madre Teresa atende famílias dos bairros Jardim Praia Mar e Morretes, em Itapema. São atendidas cerca de 200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, com oficinas no contra turno escolar (violino, violão, flauta, coral, dança, futsal, basquetebol, voleibol, capoeira, culinária, judô, artes) com professores contratados com recursos do FIA – Fundo da Infância e Adolescência e ainda o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com assistente social, psicóloga e pedagoga contratadas com recursos do FMAS – Fundo Municipal de Assistência Social. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira nos períodos matutino e vespertino.
    As crianças e adolescentes atendidos recebem lanche diariamente e as famílias recebem mensalmente cestas básicas, kits de higiene e limpeza, fraldas, absorventes, kits de enxoval para bebês, móveis e roupas, conforme a necessidade. Ainda uma vez por semana é servida uma marmita com almoço para as famílias acompanhadas.
    A entidade conta hoje com 85 (oitenta e cinco) voluntários cadastrados que desenvolvem atividades em várias áreas: reforço escolar, costura (reparos e confecção de roupas para doação e venda nos brechós ), confecção de bonecas, organização e atendimento ao público nos brechós, cabeleireiros, cozinheiras, entre outros.
    A Casa Madre Teresa conta com o apoio e doações da comunidade para dar continuidade a este importante trabalho realizado. Está localizada à Rua 456, nº 1159, Bairro Jardim Praia Mar, Itapema –SC. Telefone para contato: 47- 3398-3091.

    Cidades