18.3 C
Itapema
quarta-feira, maio 29, 2024
mais
    InícioCidadesBombinhasÁguas de Bombinhas bate recorde no abastecimento

    Águas de Bombinhas bate recorde no abastecimento

    Em:

    Em Destaque

    Mais de 214 milhões de litros de água foram distribuídos em 18 dias
    Após diversos investimentos realizados ao longo de todo o ano, a Águas de Bombinhas vem registrando uma das melhores temporadas de verão em termos de abastecimento. Com mais segurança no sistema de captação e tratamento de água, a empresa vem apresentando, a cada ano, um aumento na distribuição de água tratada. Nesta temporada não foi diferente: do dia 15 de dezembro até nesta terça-feira (03), foram distribuídos mais de 214 milhões de litros de água tratada – um crescimento de aproximadamente 6 milhões de litros de água tratada, em relação ao mesmo período do ano passado.
    Vale ressaltar que, enquanto os números de distribuição de água aumentam, os índices de perdas de água tratada caem cada vez mais. Conforme média registrada no mês de novembro de 2022, por exemplo, Bombinhas apresentava um índice de apenas 13%. Ou seja, na prática a concessionária está entregando mais água à população e, ao mesmo tempo, perdendo muito menos. Isso representa uma maior quantidade de recursos hídricos para o município.
    De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, mais de 700 mil pessoas entraram em Bombinhas desde o dia 01.12.2022 até o momento. Um aumento significativo da população flutuante no município, que é de aproximadamente 24 mil habitantes, conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O pico de consumo na cidade também foi registrado neste final de semana, mais precisamente no dia 31 de dezembro.
    Segundo Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, para atender toda esta demanda foram feitos investimentos e melhorias importantes para se alcançar este resultado.
    “Uma importante mudança realizada nesta temporada foi a substituição de parte da adutora que atravessa Tijucas. Construímos um novo trecho de mais de mil metros em material PEAD, que é mais adaptável ao solo e resistente a possíveis rompimentos. Além disso, a antiga tubulação permanece instalada no local, servindo como um backup em caso de situações de extrema necessidade”, explica ela.
    Já em relação à distribuição de água tratada, a concessionária concluiu um importante investimento ao longo deste ano, que foram os reforços de rede e ampliação na região de Mariscal. Atendendo a um pedido do prefeito Paulo Henrique Muller, o Paulinho, a empresa focou na região – um dos pontos mais procurados por turistas durante a temporada. Essa ação também foi validada por um estudo de modelagem hidráulica, que apontou os principais pontos de melhorias no bairro.

    Novidades para 2023
    Desde novembro de 2021, após a liberação das licenças, a Águas de Bombinhas deu início às obras de esgotamento sanitário da cidade, sistema no qual serão investidos cerca de 180 milhões. Somente durante o ano de 2022, a empresa concluiu a instalação da rede em cerca de 40 ruas, situadas em diferentes bairros da cidade. As obras foram temporariamente interrompidas, pensando no bem-estar dos turistas e população, e serão retomadas tão logo se encerre a temporada de verão.

    Fonte: Visor Notícias

    agua de bombinhas
    Águas de Bombinhas bate recorde no abastecimento 2

    Cidades