26.1 C
Itapema
quinta-feira, dezembro 7, 2023
mais
    InícioSanta CatarinaTuristas estrangeiros chegam a SC sem reserva e ficam sem hospedagem

    Turistas estrangeiros chegam a SC sem reserva e ficam sem hospedagem

    Em:

    Em Destaque

    Com a rede hoteleira lotada e alto fluxo de turistas na temporada de verão de 2023 em Santa Catarina, turistas estrangeiros podem se dar mal ao escolher vir ao Litoral sem reserva ou hospedagem garantida.
    A prática é comum para os vizinhos latino americanos, segundo a turismóloga e Presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Zene Drodowski, que falou sobre o assunto em entrevista no Visor Manhã nesta terça-feira (17). A região do Litoral Norte costuma ter alto fluxo de turistas da Argentina, Paraguai e Uruguai em todos os anos.
    No entanto, na temporada de 2022/2023, por ser o primeiro verão sem restrições impostas pela pandemia, o movimento de turistas no Litoral explodiu, tanto de brasileiros quanto de pessoas de países vizinhos, que também tiveram as fronteiras liberadas com antecedência, dando segurança ao viajar.
    Segundo Zene, é possível perceber um público muito maior de estrangeiros em comparação com os anos anteriores em toda a região próxima a Porto Belo. No entanto, a situação acende um alerta. Uma prática muito comum do público estrangeiro é chegar ao Litoral de SC sem reservas ou hospedagem garantida. No entanto, com o alto fluxo de turistas, é comum encontrar a rede hoteleira ou até mesmo locação imobiliária de temporada com acomodações lotadas.
    Isso pode se tornar um problema e, o que seria um momento agradável de férias e lazer pode ser complicado. Por isso, a recomendação, não só para turistas estrangeiros, garantir sua hospedagem antes de chegar na cidade desejada para suas férias.
    Fique atento e busque se certificar sobre o local em que está planejando se hospedar para garantir não estar caindo em nenhum golpe, que é comum durante a alta temporada. Pesquise dados sobre o estabelecimento ou corretor de imóveis que está lhe atendendo.

    Fonte: Visor Notícias

    Confira dicas para não cair no Golpe do “falso aluguel”
    Polícia Civil de Santa Catarina apresenta dicas para não cair nesse tipo de estelionato
    A temporada de verão chegou e, com ela, o golpe do “falso aluguel”. Por isso, neste período de alta procura por locação de imóveis, a Polícia Civil de Santa Catarina apresenta dicas para não cair nesse tipo de estelionato.
    O golpe do “falso aluguel” acontece quando uma pessoa que não é proprietária do imóvel o aluga para um terceiro de boa fé, que acredita estar realizando a locação com o real proprietário. Esse tipo de golpe acontece principalmente pela internet, por meio de falsos anúncios.
    O delegado de polícia Renan Scandolara, titular da Delegacia de Proteção ao Turista da Polícia Civil na Capital, explica que é preciso que o turista tome alguns cuidados antes de efetuar o pagamento do aluguel para ter mais segurança.

    Confira algumas dicas:
    Cuidados necessários antes de viajar
    Se o cidadão quer alugar um local por meio de um anúncio da internet, é preciso se certificar se o site é verdadeiro e se o anúncio realmente foi feito pelo real proprietário do local ou por um representante dele. Uma dica importante é pedir para fazer uma videochamada com o anunciante para verificar se ele realmente possui acesso à residência. Também é válido conferir a seção de avaliações em sites de hospedagem compartilhada.
    Certifique-se de que os preços descritos nos anúncios condizem com a localização e o período do aluguel. Anúncios com valores muito abaixo do mercado para esta época do ano, em locais de grande procura, podem ser indicativos de alguma prática ilícita.
    Uma dica é procurar profissionais do ramo, como agências de viagens e imobiliária. Isso poderá facilitar na hora de fechar o negócio e evitar fraudes. Peça sempre o registro profissional (CRECI) do corretor de imóveis para ter certeza que não se trata de um estelionatário.
    É importante também verificar se o endereço realmente existe e se é um imóvel residencial, o que pode ser feito através de sites de buscas e de mapas online. Se possível, agende uma visita prévia antes de alugar.

    Tenha atenção na hora de efetuar o pagamento
    É preciso que o locador tenha cuidado na hora de efetuar o pagamento pela locação. Com a popularização das transferências eletrônicas, como o Pix, deve-se redobrar a atenção para chaves falsas que simulem agências de hospedagem ou companhias aéreas, por exemplo. Muitas vezes tais empresas não aceitam essa modalidade de pagamento, o que também pode ser indício de golpe.
    Se for sua primeira vez realizando locação online, peça ajuda a quem possui experiência. Na euforia de realizar um “bom negócio”, podemos tomar decisões precipitadas que um pouco de cautela evitaria. Solicite um tempo para pensar sobre o negócio. Não feche negócio por impulso. Além disso, desconfie se houver insistências em receber o valor todo de uma vez só e de maneira muito rápida.

    Caí no golpe, e agora?
    Se você foi vítima do golpe do “falso aluguel”, compareça a uma Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência. É importante levar documentos que possam auxiliar na investigação criminal, como capturas de tela, comprovantes de transferência bancária, entre outros.
    O boletim também pode ser realizado de forma virtual, através da Delegacia de Polícia Virtual.

    Denuncie
    181 – Disque denúncia
    (48) 98844-0011 WhatsApp

    hoteis
    Turistas estrangeiros chegam a SC sem reserva e ficam sem hospedagem 2

    Cidades