Município apresentou documentos que podem comprovar as possíveis irregularidades do órgão nas análises de balneabilidade publicadas recentemente
Divulgação
Paulo Henrique Dalago Muller, Prefeito de Bombinhas, acusa e prova com documentos a verdadeira farsa do IMA. Então pasme, o IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina divulga laudos semanais, mas não coleta há mais de 2 anos a água das praias.
No dia 22/12/2022, o prefeito encaminhou ao IMA o OFÍCIO Nº 392/2022 – FAMAB, solicitando quais os dias, horários e critérios utilizados pelo órgão para análise da água. O IMA primeiro informou que não tinha recebido o ofício. Após a comprovação do envio, o IMA admitiu que recebeu o ofício, mas que ainda não tinha uma resposta para o mesmo. Já se passaram 30 dias, e o mesmo ainda não foi respondido.
Depois disso, surgiram informações de que as análises eram feitas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Itapema, por meio de um convênio com o IMA. Então, a prefeitura de Bombinhas, por meio de ofício, solicitou ao mesmos explicações sobre a forma da coleta, nome do responsável pela coleta, assim como, a placa dos veículos que vêm nas datas que o IMA divulga a tal “Análise Fake”.
O Corpo de Bombeiros em resposta oficial respondeu que o funcionário responsável foi afastado e que uma sindicância foi aberta para apurar as denúncias, mas não informou o veículo nem a placa de veículo algum. Mas o mais grave, de forma não oficial, o Corpo de Bombeiros informou que o funcionário responsável fazia a coleta com a sua moto particular.

Olhando no sistema de monitoramento da cidade de Bombinhas e da Polícia Militar (até porque Bombinhas tem câmeras de controle de veículos por conta da TPA), o veículo do dito funcionário entrou na cidade no ano de 2021, às 18horas, e no ano de 2023, às 11horas, horários destintos afirmados pelo IMA.
Agora fica a pergunta: por que o IMA não responde? Por que um órgão como o IMA é tão incompetente? Por que a IMA falta com a verdade e transparência e de forma caluniosa divulga laudos de balneabilidade inautênticos para prejudicar o turismo de Bombinhas?
O município de Bombinhas contratou um laboratório de renome estadual, credenciado pelos órgãos ambientais, para fazer as análises. De acordo com o laboratório, as praias de Bombinhas estão próprias para banho. (Segue no anexo: laudos e documentos).








