23.8 C
Itapema
sábado, abril 27, 2024
mais
    InícioCidadesItapemaCâmara de Itapema realiza 1ª Sessão Ordinária de 2023 nesta terça (07/02)

    Câmara de Itapema realiza 1ª Sessão Ordinária de 2023 nesta terça (07/02)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    A Câmara de Vereadores de Itapema inicia as atividade legislativas de 2023 nesta terça (07/02), realizando a 1ª Sessão Ordinária do ano, que começa às 19h. A partir desta semana, então, toda terça à noite o Plenário Pedro Mercês Vieira estará aberto para receber a população durante as Sessão, que acontecem sempre no mesmo dia e horário.

    É durante as Sessões que os vereadores apresentam suas reivindicações à Prefeitura, através de Indicações. Eles também podem colocar em votação Requerimentos, que para fiscalizar/questionar órgãos públicos e concessionárias de serviços ligadas ao município. O requerimento exige resposta ao Legislativo sobre o questionamento do vereador.

    Já na Tribuna Parlamentar, os vereadores debatem diferentes temas, defendem ideias e projetos, manifestam sua opinião sobre diversos assuntos e tudo pode ser acompanhado de perto pelo cidadão.

    Nas Sessões Ordinária eles também podem apresentar seus Projetos de Lei, propostas que podem se transformar em novas Leis Municipais. Outra função dos vereadores durante as reuniões plenárias é analisar e votar Projetos de Lei apresentados pelo Poder Executivo, a Prefeitura. E como forma de reconhecimento à sociedade, eles também podem apresentar Moções de reconhecimento, congratulações, apoio ou repúdio a determinada situação.
    Com essas matérias legislativas – Indicação, Requerimento, Projeto de Lei, Moção e pronunciamento na Tribuna – o vereador marca sua atuação no Legislativo ao longo do ano. O trabalho de cada vereador pode ser acompanhado no nosso site, na página de cada um dos 13 parlamentares de Itapema.

    Nova Mesa Diretora
    A 1ª Sessão de 2023 marca a estreia da nova Mesa Diretora da Câmara de Itapema, eleita no dia 22/12, última Sessão do ano passado. O novo presidente, vereador Jean do Dimar (MDB), vai comandar os trabalhos deliberativos, ao lado do vice presidente, vereador Jaison Simas (PSL), da 1ª Secretária vereadora Zulma Souza (Progressistas) e do 2º Secretário, vereador Wanderley Dias (PSD). Eles são responsáveis pela gestão pública do Poder Legislativo pelos próximos dois anos.

    Assista AO VIVO
    Toda terça às 19h iniciamos a transmissão ao vivo das Sessões, pelo canal do Youtube (@camaraitapema) e também pelo Facebook da instituição.

    Acesse a pauta
    A pauta completa de votação dos vereadores fica disponível para consulta pública no site da Câmara de Itapema (www.itapema.sc.leg.br), sempre a partir das 17h da segunda que antecede à Sessão. Basta abrir o menu “Atividade Legislativa” e pesquisar no item “Ordem do Dia”.

    WhatsApp Image 2023 02 06 at 17.21.45
    Câmara de Itapema realiza 1ª Sessão Ordinária de 2023 nesta terça (07/02) 2

    Cidades