17.1 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoNovo presidente da Celesc tem a missão de manter a estatal pública...

    Novo presidente da Celesc tem a missão de manter a estatal pública e eficiente

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    O novo presidente da Celesc, engenheiro Tarcísio Estefano Rosa, que assumiu a presidência da estatal juntamente com a nova diretoria, destaca que a missão traz o desafio de manter a Celesc pública, mas com eficiência. “Quando o governador Jorginho Mello fez o convite essa foi uma condição de governo. Mas a diretoria e o conselho não farão isso sozinhos.  A eficiência exige o engajamento de todos e em todos os níveis. Cada um precisa contribuir com sua parte na entrega de resultados “, ressaltou ele.

    Com 40 anos de experiência no setor elétrico, é enfático ao dizer que sua gestão será marcada pelo diálogo com a sociedade. Pretende reforçar a relação com os poderes, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, Fiesc, com a Fecam, enfim, com o setor produtivo, para ouvir as demandas e estabelecer parcerias que beneficiem a sociedade.

    Também garantiu que a Celesc pretende avançar na melhoria da qualidade da energia no campo para promover o desenvolvimento da agricultura, gerando emprego e renda,um compromisso assumido pelo governador Jorginho Mello na campanha. Aliás, algumas promessas de campanha irão trazer grandes desafios ao novo presidente da estatal, entre os quais, manter um abastecimento eficiente para o setor industrial e a energia elétrica trifásica no meio rural.

    Nada mais justo, afinal, o agronegócio segue com grande destaque na economia catarinense. Em 2021, o setor respondeu por 67,3% das exportações de Santa Catarina, com um faturamento que passa de US$ 6,3 bilhões.

    Produção de arroz 

    FOTO: GOVERNO DE SC

    Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do país e tem a maior média de produtividade do Brasil. Dada a importância da cadeia produtiva catarinense, a 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no estado contou com a participação do governador Jorginho Mello e de mais de 500 produtores e lideranças ligadas ao agronegócio, em Tubarão no Sul do Estado. A estimativa para a safra de 2023 é de 1,2 milhão de toneladas do cereal, produzidas em 147 mil hectares. Em 2022, Santa Catarina exportou US$ 4,08 milhões em arroz, o que representa 8,6 mil toneladas. A cadeia produtiva do arroz irrigado conta com mais de 5 mil famílias envolvidas na produção, distribuídas em 93 municípios, cultivando o cereal em 147 mil hectares. O estado conta ainda com cinco cooperativas e mais de 50 indústrias de beneficiamento, empregando mais de 50 mil pessoas.

    PSD em SC

    Eron Giordani é novo presidente estadual do PSD. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (13), após reunião em Florianópolis, onde os membros da executiva anunciaram o nome que irá comandar a sigla pelos próximos anos. Milton Hobus, que estava no cargo, deixa a função para se dedicar às suas atividades privadas. O novo Presidente do PSD, Eron Giordani, agora trabalha na estruturação do partido para as eleições municipais. “Nós temos reeleições em importantes centros do estado e temos projeto de renovação em todas as regiões. O PSD é um partido que privilegia quadros técnicos,  desburocratização e eficiência da máquina pública”, ressaltou Giordani.

    Linguagem neutra

    O deputado Sargento Lima (PL) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa, para proibir a utilização da “linguagem neutra” e “não binária” nos canais de comunicação oficial dos órgãos públicos do Estado. A proposta abrange o Governo, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça, escolas e instituições que compõem o sistema de ensino, como universidade, autarquias, fundações e empresas públicas e de economia mista. Se aprovada, os canais de comunicação desses órgãos não poderão usar expressões como “elu”, “todxs”, “amigue”, que fazem parte da linguagem de gênero neutro ou não-binária, em substituição a “ele”, “todos” e “amigo”.

    Nova gestão

    O empresário e atual secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, irá assumir, a partir de março, a gestão da Secretaria de Estado do Turismo, a ser recriada na Reforma Administrativa. Evandro também é presidente da Comissão da maior competição de vela do planeta, a The Ocean Race no Brasil. Catiane Seif, será a secretária adjunta. Esposa do senador Jorge Seif (PL),  atuou na iniciativa privada com experiência profissional nas áreas de recursos humanos, administração e gestão de equipes de 1999 a 2019. Em 2020, assumiu a gerência de Integridade e Integração na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur.

    Qualificação

    O Santander anunciou 1 milhão de bolsas de inglês com a English Live em sua nova campanha “De Vida. A ação é válida até 28 de abril de 2023 e para maiores de 16 anos que se cadastrarem pelo link http://app.becas-santander.com/program/santander-english-live-2023 na plataforma de educação do Santander Universidades. A bolsa dá acesso aos 16 níveis de cursos da EF English Live, do iniciante ao pós-avançado, por 90 dias após a ativação do seu acesso.

    >> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_entrevista_14-02-2023 (1)

    Produção e edição 

    Mônica Foltran para APJ/SC e ADI/SC

    Colaboração Cláudia Carpes

    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades