18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoApós adiamento, eleição define nova gestão da Fecam nesta segunda-feira (27)

    Após adiamento, eleição define nova gestão da Fecam nesta segunda-feira (27)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    Clima tenso nos últimos dias que antecedem as eleições da Fecam, que ocorrem nesta  segunda-feira, 27, mas que deveriam ter acontecido ainda no final de janeiro. A não homologação das duas chapas concorrentes acirraram os ânimos no processo. Com isso, o atual presidente da entidade, Jorge Luiz Koch, exerçe o seu mandato por um mês a mais que o previsto e restarão 11 meses para a próxima gestão. A prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes, que lidera uma das chapas, chegou a entrar com recurso para que o processo ocorresse na data inicial prevista. “O Recurso foi para solicitar a substituição de um dos candidatos. Todo processo eleitoral democrático permite a substituição de candidatos. Está previsto na legislação eleitoral. A comissão eleitoral, bem como a Comissão Executiva, tinha a prerrogativa de conferir o prazo para ambas as chapas, mas não o fizeram. Qual o sentido de iniciar um novo processo eleitoral sem antes permitir a regularização das chapas?”, questionou ela. A Fecam reitera que o adiamento da Assembleia Geral Ordinária foi respaldado por decisão do Poder Judiciário. A chapa liderada pela prefeita de Vargem não foi homologada por ter um prefeito com atrasos nas suas obrigações estatutárias com a FECAM em dezembro de 2022 e a chapa do prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa, não foi aceita por conter em sua composição um prefeito que disse não fazer parte da chapa. Com o adiamento e a reabertura dos prazos, novamente as duas chapas se inscreveram e desta vez, aceitas.  A Chapa Renovação Fecam encabeçada pela prefeita de Vargem conta com um manifesto assinado por 19 prefeitos e pede maior transparência às ações da entidade, fortalecimento institucional, e a união dos executivos municipais em prol do municipalismo. A chapa do prefeito de Penha, intitulada “Força e coragem” conta com o apoio de 18 prefeitos e foi registrada no último dia 15 pelo próprio Aquiles.

    Safra no Sul faz preço da cebola cair no país

    Créditos: Epagri/divulgação

    cebola 3

    Um dos ingredientes mais importantes na culinária – a cebola, ficou mais barata nas centrais de abastecimento (Ceasas) do país, no último mês. O preço em janeiro apresentou nova queda, de 35,13% em relação a dezembro de 2022. Os dados são do 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, o preço da cebola teve uma diminuição de pelo menos 20% em todas as Ceasas analisadas. O motivo da baixa nas cotações foi o aumento da oferta do produto no mercado do Sul do país, especialmente de Santa Catarina. Em janeiro, os envios às Ceasas a partir desse estado aumentaram cerca de 25%. Com 33% da produção do país, Santa Catarina destaca-se como o maior produtor nacional de cebola. De acordo com o Boletim Agropecuário da Epagri divulgado em dezembro de 2022, as estimativas para a safra 2022/2023 apontam para uma colheita de 514.715 mil toneladas no estado.

    Delegacia para agronegócio

    Em uma iniciativa inédita dentro da Polícia Civil de Santa Catarina foi criada o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), que concentra todas as denúncias e operações relacionadas ao setor produtivo catarinense. O CAOGRO da Polícia Civil mantém sua sede em Chapecó, onde concentra todos os boletins de ocorrência registrados no estado – de forma presencial ou online. Segundo o coordenador do Centro, delegado de polícia Fernando Callfass, os crimes contra o agronegócio contemplam não só o roubo de gado, mas todas as infrações que impactam a agricultura, pecuária e a manutenção do status sanitário catarinense.

    Comissões

    A Assembleia Legislativa de Santa Catarina concluiu a instalação de três Comissões Permanentes onde foram eleitos os deputados que compõem cada uma delas. Na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o presidente escolhido foi o deputado Ivan Naatz (PL). A vice-presidência ficará com o deputado Volnei Weber (MDB). A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia será presidida pelo deputado Jair Miotto (União). O vice é o deputado Matheus Cadorin (Novo). E na Comissão de Assuntos Municipais, a presidência será exercida pelo deputado Tiago Zilli (MDB), e a vice-presidência pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD).

    Curso de Finanças

    A Academia FIESC de Negócios está com inscrições abertas para dois cursos voltados a executivos e profissionais interessados em se especializar em finanças ou se preparar para a sucessão nos negócios. A aula magna do MBA em Finanças ocorre na próxima segunda-feira, dia 27, às 19h, e será conduzida por Reinaldo Coelho, sócio-fundador da Triaxis Capital e curador do MBA em Finanças da Academia FIESC de Negócios. A especialização oferecerá imersões híbridas e abordará crescimento (planejamento financeiro e captação de recursos), valor (valuation da empresa e drivers de valor) e investimento (gestão de ativos e de portfólio. Mais informações no site da Fiesc.

    SC Inovação

    Acontece nesta quinta-feira, 23, o SC Inovação. O evento gratuito e aberto ao público reunirá representantes das universidades, governo do Estado, indústria  e sociedade civil organizada. O tema em debate é o futuro do ecossistema de tecnologia de SC. Abrirão o evento o futuro secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, representando o governador Jorginho Mello, o também futuro secretário de Relações Institucionais e Governamentais, Edgard Usuy; e o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. Além disso, haverá um painel mediado pelo presidente do Sapiens Parque e do Conselho Deliberativo da ACATE, Daniel Leipnitz.

    >> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado pelo_estado_23-02-2023 (1)

    Produção e edição 

    Mônica Foltran para APJ/SC e ADI/SC

    Colaboração Cláudia Carpes

    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades