14.8 C
Itapema
quarta-feira, maio 29, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSANTA CATARINA DÁ INÍCIO À APLICAÇÃO DA VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19

    SANTA CATARINA DÁ INÍCIO À APLICAÇÃO DA VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19

    Em:

    Em Destaque

    Começa na próxima segunda, 27, em todos os municípios do estado de Santa Catarina a aplicação da dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente na população dos grupos prioritários O início desta nova fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 será acompanhada pela Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto. A secretária vai estar na instituição de longa permanência (ILPI) Casa Divina Providência, em Florianópolis, a partir das 7h, onde abrigados e trabalhadores serão vacinados pela equipe de saúde do município.

    Além de abrigados e trabalhadores das ILPIs também podem receber a dose de reforço com a vacina bivalente nesta primeira fase; as pessoas com 70 anos ou mais; os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos. A vacinação terá outras quatro fases:

    Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);
    Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
    Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
    Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade (previsão de início 17/04/2023).

    1107

    É importante que a população busque informações sobre as etapas, horários e locais de vacinação junto à secretaria de saúde do município de residência, pois pode haver alteração de uma cidade para a outra.

    “Estamos retomando a vacinação contra a COVID-19, seguindo o calendário orientado pelo Ministério da Saúde. Esta é uma atividade realizada por cada município, por cada vacinador e queremos aqui agradecer todo o trabalho que foi realizado durante a pandemia e que segue sendo desenvolvido por esses profissionais da saúde”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

    A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Arieli Schiessl Fialho, destaca que para receber a dose de reforço com a vacina bivalente é imprescindível que a pessoa faça parte do grupo prioritário que está sendo vacinado no momento, tenha mais de 12 anos de idade e tenha finalizado, ao menos, o esquema primário com duas doses de vacinas monovalentes, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

    “Pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, esclarece a gerente.

    O público-alvo dos grupos prioritários é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

    Doses já estão sendo distribuídas

    As 129.576 doses que chegaram ao estado até este momento começaram a ser distribuídas na última quarta, 22. O envio de doses para todas as 17 centrais regionais de saúde será finalizado na sexta, 24, conforme o cronograma:

    22 de fevereiro: Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Lages;
    23 de fevereiro: São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba e Videira;
    24 de fevereiro: Criciúma, Tubarão, Araranguá e Mafra.

    Serviço
    O quê: Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto acompanha início da aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19
    Quando: 27 de fevereiro (segunda-feira), às 7h
    Onde: Casa Divina Providência (Av. Me. Benvenuta, 520 – Trindade, Florianópolis/SC)

    Cidades