18.2 C
Itapema
segunda-feira, maio 27, 2024
mais
    InícioCidadesBombinhasBOMBINHAS SE MANTÉM NA CATEGORIA A DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

    BOMBINHAS SE MANTÉM NA CATEGORIA A DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 24/05: Portos catarinenses em transição

    Na última semana, publicamos aqui na Coluna que a...

    Pelo Estado 23/05: Impasse sobre barragem chega à ministra Guajajara

    A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o...

    O município de Bombinhas manteve a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2023, do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo – Mtur. A categorização foi atualizada com base em cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e visitantes internacionais, e arrecadação de impostos federais a partir de meios de hospedagem.

    Em um universo de 1,6 mil municípios, de 294 regiões turísticas que constam no Mapa, 44 foram avaliados como categoria A. Além de Bombinhas, somente dois municípios de Santa Catarina conquistaram essa posição (Balneário Camboriú e Itapema), sendo que todos pertencem à Região Turística Costa Verde & Mar.

    O índice alcançado por Bombinhas é resultado de um conjunto de fatores, como as belezas naturais exuberantes, os investimentos em obras e infraestrutura, as diversas opções de hospedagem, gastronômicas e de atividades de lazer, ações de divulgação da cidade e da participação da iniciativa privada e sociedade civil organizada na gestão do turismo.

    Além disso, a atuação no Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar e na Instância de Governança Regional – Convemar tem parcela importante para as ações de regionalização do turismo.

    Mapa do Turismo Brasileiro

    O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. A categorização estabelecida é uma ferramenta importante para acompanhar o desempenho das atividades dos municípios.

    Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam manter ativos o órgão de turismo municipal e as atividades do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), contar com orçamento próprio, possuir prestadores de serviços no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, entre outros. O Mapa completo está disponível no link www.mapa.turismo.gov.br.

    Cidades