16.6 C
Itapema
segunda-feira, maio 20, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSol em todo o estado de SC nesta quinta-feira(20)

    Sol em todo o estado de SC nesta quinta-feira(20)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

    “As cooperativas exercem importante papel, contribuindo com a dinamização...

    Pelo Estado 17/05: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

    Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o...
    Sol em todo o estado de SC nesta quinta-feira(20)

    Com a atuação da massa de ar polar, a quinta-feira (20) terá tempo estável e predomínio do sol em todo o estado. O ciclone localizado em alto mar, continua provocando rajadas de vento moderadas que devem variar entre 35 e 55 km/h, dos planaltos ao litoral ao longo do período, com o vento diminuindo de intensidade e se concentrando nas áreas costeiras entre a tarde e a noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos. O dia começa com temperaturas baixas em todo o estado e com ocorrência de geada no Grande Oeste, nos planaltos, no Alto Vale do Itajaí e na Grd. Florianópolis Serrana. Ao amanhecer, a serra catarinense terá temperaturas negativas, no Meio-Oeste e nos planaltos as temperaturas variam entre -2 e 5°C, oscilam  entre 3 e 8°C na Grd. Florianópolis Serrana e no Alto e Médio Vale do Itajaí e variam entre 5 e 13°C nas áreas litorâneas. As máximas oscilam entre 14 e 17°C no Planalto Sul, entre 15 e 19°C no Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte e entre 18 e 22°C nas demais regiões. O risco relacionado às baixas temperaturas é baixo a moderado. Mar agitado, com ondas de direção sul e altura entre 1,5 e 2,5 m do Litoral Sul à Grd. Florianópolis e pouco agitado, com ondas de altura entre 0,5 e 1 m no Litoral Norte.

    mapa 1
    https://youtube.com/watch?v=Df5noVr576U%3Ffeature%3Doembed

    SEXTA-FEIRA (21)

    Na sexta-feira (21) o sistema de alta pressão que tem provocado as baixas temperaturas se desloca em direção ao mar, mantendo o tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens em praticamente todo o estado, nas áreas litorâneas a oferta de umidade trazida do oceano para o continente por este sistema, favorece o aumento de nuvens e a ocorrência de chuva fraca e isolada a partir do final da tarde. Ainda, há possibilidade de geada nos planaltos e no Meio-Oeste.  Ventos de nordeste com intensidade fraca e com rajadas entre 35 e 45 km/h no Grande Oeste, planaltos e no Litoral Sul. As temperaturas mínimas devem variar de -1 (na serra) a 6°C no Meio-Oeste e nos planaltos, entre 6 e 10°C no Extremo Oeste, no Oeste, na Grd. Florianópolis Serrana e no Alto e Médio Vale do Itajaí e entre 8 e 16°C no litoral. Máximas oscilando entre  14 e 19°C no Planalto Sul, entre 20 e 27°C no Extremo Oeste e Oeste e variando entre 19°C e 23°C no restante do estado. O risco relacionado às baixas temperaturas é baixo a moderado.

    mapa 2

    SÁBADO (22)

    O sábado (22) será com predomínio do sol no Grande Oeste, com sol entre algumas nuvens nos planaltos e no Vale do Itajaí e com ocorrência de chuva fraca a qualquer hora do dia nas áreas litorâneas em função do Sistema de Alta Pressão que segue se deslocando em direção ao oceano e trazendo umidade para o continente. Haverá ocorrência de geada nos pontos mais altos da Serra. Vento de intensidade fraca com direção norte/nordeste e com rajadas entre 35 a 50 km/h entre a manhã e a tarde no Meio-Oeste, Planalto Sul e no Litoral Sul. Temperaturas mínimas de 4°C nos pontos mais altos da serra, entre 7 e 10°C no Planalto Sul,  8 e 12°C no Extremo Oeste, no Oeste e no Planalto Norte e entre 11 e 17°C nas demais regiões. As máximas variam entre 22 e 26°C no Extremo Oeste, no Oeste, no Baixo Vale do Itajaí, no Litoral norte e no Litoral Sul  e oscilam entre 18 a 23°C no restante do estado. O risco é baixo para ocorrências associadas às rajadas de vento e às baixas temperaturas.

    mapa 3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No domingo (23) e na segunda-feira (24) a alta pressão no oceano ainda mantém o tempo estável em grande parte de SC, com sol entre poucas nuvens. Nas áreas litorâneas e em suas proximidades, devido a umidade vinda do mar, haverá maior cobertura de nuvens e chance de chuva fraca à noite. As temperaturas sobem gradualmente em relação aos dias anteriores.

    Cidades