20.8 C
Itapema
segunda-feira, maio 20, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloMissa pela Pesca da Tainha reúne fiéis na Praia do Perequê

    Missa pela Pesca da Tainha reúne fiéis na Praia do Perequê

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

    “As cooperativas exercem importante papel, contribuindo com a dinamização...

    Pelo Estado 17/05: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

    Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o...

    No último sábado (06) pescadores e comunidade estiveram reunidos na Praia do Perequê para celebrar por mais um ano a Missa pedindo bênçãos aos pescadores que enfrentam o mar nesta época do ano em busca das tainhas. A missa aconteceu nas proximidades da Rua Blumenau, onde está localizado o Rancho de Pesca do Sandro.

    Centenas de fiéis participaram do momento de fé, organizado pelo Governo do Município de Porto Belo através da Fundação da Cultura, Secretaria de Pesca e Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos. A missa foi celebrada pelo padre Antônio Schimidt.

    A pesca da tainha na forma de “arrastão” é tradicional no Município de Porto Belo e mobiliza dezenas de pessoas que passam o dia na praia, buscando identificar o cardume que passa em alto mar. A pesca na praia do Perequê ainda é feita de forma artesanal.

    Desde o dia 1º de maio está liberada a pesca da tainha com emalhe anilhado e a partir do dia 15 de maio até 31 de julho é liberada a pesca emalhe costeiro de superfície até 10 AB e do dia 15 de maio até 15 de outubro liberada a pesca com emalhe costeiro de superfície acima de 10 AB. No período entre 15 de maio até 31 de julho está liberada a pesca por cerco/traineira.

    Em Porto Belo, os tradicionais ranchos dos pescadores já estão organizados e para este ano, a Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc) estima capturar 1.800 toneladas da espécie em todas as modalidades. No ano passado foram capturadas em Santa Catarina cerca de 1.500 toneladas.

    Cidades