20.8 C
Itapema
segunda-feira, maio 20, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSistema de alta pressão influencia o tempo nesta sexta-feira(12)

    Sistema de alta pressão influencia o tempo nesta sexta-feira(12)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado Entrevista: Vanir Zanatta, presidente da Ocesc

    “As cooperativas exercem importante papel, contribuindo com a dinamização...

    Pelo Estado 17/05: Investimentos nos Portos de Santa Catarina

    Um encontro realizado esta semana, em Brasília, reuniu o...
    Sistema de alta pressão influencia o tempo nesta sexta-feira(12)

    sexta-feira (12) inicia com chance de geada em áreas isoladas do Grande Oeste, Planaltos. O decorrer do dia será marcado pelo predomínio de sol a poucas nuvens do Extremo Oeste até parte dos Planaltos, por conta de uma área de alta pressão. Este sistema deixa o vento com direção de sul, de fraca a moderada intensidade (rajadas ocasionais em torno de 45 km/h), e o transporte de umidade para o litoral e áreas próximas, o que favorece um dia com sol a variação de nuvens e chance de chuvisco e/ou chuva fraca e isolada. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 17°C na Serra e variam de 17 a 23°C no restante do estado. À noite as temperaturas voltam a cair. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

    Mar pouco agitado e ondas com direção sul em todo litoral de SC. Altura de 1,5 a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.

    mapa 20230512
    https://youtube.com/watch?v=hP-vrZd0gTg%3Ffeature%3Doembed

    SÁBADO (13)

    sábado (13) será marcado pelo predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado devido a atuação de uma área de alta pressão. Apenas em localidades do Litoral Norte há chance de chuvisco isolado no início do dia por conta da umidade vinda do mar. Amanhecer com chance de geada em pontos da Serra e Grande Oeste, temperaturas mínimas de -2°C a 1°C em localidades da Serra e Meio Oeste. Na faixa litorânea variam de 12 a 17°C, enquanto que em grande parte do estado fica entre 4 a 10°C. À tarde, as máximas chegam aos 17°C na Serra e variam de 17 a 23°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, de direção sul passando para quadrante norte. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

    mapa 20230513

    DOMINGO (14)

    domingo (14) começa com chance de geada em áreas do Grande Oeste, Planaltos e Grd. Fpolis. Serrana. No decorrer do dia a condição é de predomínio de sol a poucas nuvens em SC, sendo que apenas em localidades do Litoral Sul a presença de nuvens deve ser um pouco maior. Amanhecer com temperaturas mínimas de -2 a 3°C em pontos da Serra, Meio Oeste, de 12 a 17°C na faixa litorânea e de 4 a 10°C em grande parte do estado. À tarde, as máximas chegam aos 18°C na Serra e variam de 19 a 25°C nas demais regiões. Ventos com fraca a moderada intensidade, de direção de quadrante norte passando para sul a partir da tarde. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, no Litoral Sul. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

    mapa 20230514

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na segunda-feira (15) a passagem de uma frente fria oceânica favorece a maior presença de nuvens e chance de chuva isolada no litoral. Já no restante do estado a presença de uma alta pressão mantém a condição de predomínio de sol a poucas nuvens. Na terça-feira (16) essa alta pressão favorece o transporte de umidade do mar em direção ao litoral, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada. Nas demais áreas com sol com poucas nuvens. No início da semana, as temperaturas mínimas variam de 4 a 10°C do Extremo Oeste aos Planaltos, Alto Vale e Grd. Fpolis. Serrana. No turno da tarde, as máximas variam de 19 a 25°C em SC.

    Elaborado em: 12/05/2023 às 05:00 – N° 132/2023

    Meteorologista: Victor Meireles

    Cidades