28.6 C
Itapema
sexta-feira, março 1, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaCiclone começa a se afastar para alto mar nesta sexta-feira(16)

    Ciclone começa a se afastar para alto mar nesta sexta-feira(16)

    Em:

    Em Destaque

    Sexta-feira(01) será marcada pelo tempo firme ao longo do dia

     Sexta-feira (01) com predomínio de sol no Grande Oeste, por...
    Ciclone começa a se afastar para alto mar nesta sexta-feira(16)

    Na sexta-feira (16) o ciclone começa a se afastar para alto mar, mas favorece a presença de nuvens e a chance de chuva isolada, de fraca intensidade em localidades do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral SulPelos altos volumes de chuva nos últimos dias, ainda há um risco moderado para ocorrências relacionadas aos deslizamentos no sul de SC. O ciclone também favorece ventos com direção de oeste a sudoeste, com intensidade moderada no estado e rajadas de 50 a 70 km/h na faixa leste de SC. Pontualmente, podem chegar aos 80 km/h e até superar estes valores em localidades do Planalto Sul e Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos. À tarde, as temperaturas variam de 18 a 21°C no litoral, Baixo/Médio Vale, em torno de 10°C no Planalto Sul e de 10 a 16°C nas demais áreas.

    Mar agitado a muito agitado com ondas de sudoeste a sul no litoral de SC. Altura das ondas de 2,5 m com picos de 3,0 a 3,5 m no Litoral Sul e Grd. Fpolis. Litorânea e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. Ainda, pelo mar muito agitado combinado aos ventos e a maré sizígia, há chance de alagamentos costeiros.

    mapa 20230616 1
    https://youtube.com/watch?v=yyxeX-Zibho%3Ffeature%3Doembed

    Na madrugada desta sexta-feira (16) o ciclone extratropical está formado e encontra-se no mar, no sul do litoral catarinense e parte do interior do norte do litoral do Rio Grande do Sul, conforme mostra a imagem de satélite. Por conta disto, os ventos já começam a se intensificar e são registradas rajadas de ventos entre 20 a 56 km/h na faixa leste de SC. Nas próximas horas, ainda deve ocorrer rajadas de ventos um pouco mais fortes nesta área e, principalmente, em cidades do Litoral Sul e Planalto Sul, com um risco moderado para ocorrências relacionadas. Com relação as chuvas, ainda há a previsão destas, mas com fraca intensidade e de forma isolada no sul do estadoPersiste a atenção quanto a deslizamentos devido a quantidade de chuva que ocorreu nos últimos dias.

    satelite 4
    Figura 1: Imagem do satélite GOES-16, canal infravermelho realçado às 01h20, horário local.
     Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

    Elaborado em: 16/06/2023 às 01:35

    Meteorologista: Victor Meireles

    SÁBADO (17)

    No sábado (17) a atuação de uma área de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens em SC. Amanhecer com temperaturas de 10 a 15°C na faixa litorânea, Baixo/Médio Vale, perto de 0°C (com chance de geada) na Serra e de 3 a 10°C em grande parte do estado. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, de 11 a 15°C no Planalto Sul, Meio Oeste e de 15 a 19°C nas demais regiões. Ventos com direção sudoeste a sul, de fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, perto dos 50 km/h, no Planalto Sul na madrugada e parte da manhã (diminuindo no decorrer do dia), no Litoral Sul e Grd. Florianópolis ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

    Mar agitado a muito agitado, com ondas de sudoeste a sul no litoral de SC. Altura das ondas de 2,0 a 2,5 m (com picos de 3,0 a 3,5 m) no Litoral Sul, Grd. Fpolis. Litorânea e até 2,0 m nas demais áreas litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.

    mapa 20230617 1

    DOMINGO (18)

    No domingo (18) segue com a atuação de uma área de alta pressão, o que favorece o predomínio de sol com poucas nuvens em SC. Madrugada e amanhecer com chance de geada em áreas do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana e localidades do Litoral Sul. Temperaturas mínimas variam de 8 a 15°C no litoral, Baixo/Médio Vale, de -2°C a 5°C na porção central e de 4 a 8°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 15°C no Planalto Sul e variam de 16 a 21°C em boa parte do estado. Ventos com direção sudoeste a sul, com intensidade fraca a moderada e rajadas ocasionais (de até 40 km/h). Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

    mapa 20230618

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Segunda-feira (19) e terça-feira (20) com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. Mas, a partir do final da noite de terça, a nebulosidade tende a aumentar e há chance de chuva isolada em áreas do Grande Oeste por conta da aproximação de áreas de instabilidade. Os amanheceres ainda serão com sensação de frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 10°C do Extremo Oeste ao Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana, perto de 0°C na Serra e até 14°C nas demais regiões. Às tardes as máximas variam de 15 a 18°C na porção central e chegam aos 22°C no Grande Oeste, litoral, Baixo/Médio Vale.

    Cidades