21.2 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloNa próxima terça-feira começam as obras do Molhe do Perequê, nova atração...

    Na próxima terça-feira começam as obras do Molhe do Perequê, nova atração turística de Porto Belo

    Em:

    Em Destaque

    Na terça-feira, 20 de junho, a Prefeitura de Porto Belo assina a ordem de serviço para as obras do molhe do Rio Perequê. Durante esta semana, a administração municipal concedeu o alvará de construção, último documento que faltava para o início do projeto. Por isso, nesta sexta-feira, 16 de junho, o canteiro de obras já começou a ser instalado no local.

    O projeto do molhe e o licenciamento ambiental foram doados pela Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP). O investimento previsto para execução da obra, no valor de R$ 13 milhões, também será custeado pelos associados da ACIP, por meio de substituição de outorga onerosa paga ao município.

    O molhe do Rio Perequê será composto por um molhe principal com extensão estimada de 360 metros, um molhe secundário com cerca de 200 metros de extensão e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando em seu interior uma dársena. No meio será construída uma área destinada ao passeio e lazer da população.

    Os molhes têm a finalidade de melhorar a turbidez da água, reduzir a influência de maré do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio, minimizando a concentração de sedimentos na orla marítima. 

    “A obra é muito importante para o município porque, além de contribuir para a limpeza da praia e deslocamento do rio, certamente vai se tornar um novo atrativo turístico para Porto Belo”, ressalta o prefeito da cidade, Joel Lucinda.

    Para a ACIP, além de melhorar a condição de todo o balneário, o mais visitado de Porto Belo, a obra deve transformar a área em um novo cartão postal da cidade. 

    “Essa é mais uma das obras da série de projetos que a ACIP realizou em parceria com a Prefeitura, neste viés inédito em âmbito nacional, para promover o desenvolvimento turístico, econômico e social, aprimorando a infraestrutura e os equipamentos de lazer e realizando um sonho antigo dos associados e de toda a população’, destaca Maycol Marini, presidente da ACIP.

    Molhe de Pereque 1

    Sobre a ACIP

    A Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP), entidade privada sem fins lucrativos, foi fundada em 2019 com o objetivo de, mais do que representar as empresas do setor, contribuir com o poder público para a construção de uma cidade planejada, ordenada e melhor para todos, sempre objetivando o bem-estar e a qualidade de vida de moradores e turistas.

    Para isso, desde a criação atua com a elaboração de estudos e iniciativas que visam a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento da cidade. Do projeto à execução, as obras propostas são custeadas pelos associados, com recursos oriundos de outorgas pagas ao município, sem necessidade de investimento público.

    Podem se associar à ACIP pessoas jurídicas que atuam economicamente no setor da construção civil e da incorporação imobiliária na área territorial de Porto Belo. Atualmente, 44 empresas fazem parte da associação que, apesar de ainda recente, já trouxe projetos e resultados significativos para fazer com que Porto Belo tenha ainda mais motivos para encantar o Brasil e o mundo.

    Cidades