23.5 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioUncategorizedFrente fria influencia o tempo no decorrer desta quinta-feira (29)

    Frente fria influencia o tempo no decorrer desta quinta-feira (29)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...
    Frente fria influencia o tempo no decorrer desta quinta-feira (29)

    No decorrer da quinta-feira (29) a frente fria se afasta para o alto mar e uma massa de ar frio, de origem polar, se aproxima de SC, o que favorece a maior presença de nuvens (intercalando com períodos em que o sol aparece) em todo estado, chance de chuva fraca, isolada e mal distribuída. Pela maior presença das nuvens, as temperaturas ficam amenas em SC, com máximas de até 22°C no Grande Oeste e variando de 15 a 18°C nas demais áreas. Por conta da diminuição das temperaturas máximas em relação ao dia anterior, há um risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao declínio acentuado das temperaturas. Ventos com direção sul a sudeste, de fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente no litoral. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

    Mar agitado, com ondas de direção sul e altura de 2,0 a 2,5 m em todo litoral catarinense.

    MAPA 20230629
    https://youtube.com/watch?v=NNySHUDGvAE%3Ffeature%3Doembed

    Observação Meteorológica DC/SC – Declínio acentuado de temperatura na quinta-feira (29)

    Entre a noite da quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), a combinação dos ventos de direção sul com atuação de uma massa de ar polar,  provoca queda acentuada das temperaturas em várias regiões de SC. Nas áreas litorâneas, no Planalto Norte e em todo o Vale do Itajaí a diferença entre as temperaturas máximas da quarta-feira (28) e da quinta-feira (29) oscila entre 9 e 11°C, enquanto que no Planalto Sul e no Meio-Oeste essa diferença  varia entre 6 e 7°C, configurando risco moderado para queda acentuada das temperaturas nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.

    aviso frio

    Elaborado em: 28/06/2023 às 08:00 – N° 094/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    SEXTA-FEIRA (30)

    Na sexta-feira (30) a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) mantém a presença de nuvens (intercalando com períodos em que o sol aparece) no centro-leste de SC e favorece a chance de chuva isolada, mal distribuída, principalmente em localidades do Meio Oeste, Planaltos e Litoral Sul. Amanhecer com temperaturas de 6 a 12°C nos Planaltos, Litoral Sul, Alto Vale, Meio Oeste, de 12 a 16°C nas demais áreas. À tarde, as máximas seguem amenas, chegando perto de 24°C no Extremo Oeste, 16°C na Serra e de 16 a 22°C nas demais regiões. Ventos com direção de quadrante norte, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

    MAPA 20230630

    SÁBADO (01)

    No sábado (01) o transporte de umidade em direção ao continente favorece a presença das nuvens (intercalando com com períodos de sol) e a chance de chuva fraca, bem isolada, mal distribuída dos Planaltos ao litoral. Amanhecer com temperaturas de 6 a 11°C na porção central de SC e de 12 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 18°C no Planalto Sul e variam de 20 a 25°C em boa parte do estado. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade e rajadas de ventos ocasionais (em torno de 45 km/h), principalmente no litoral. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

    MAPA 20230701

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No domingo (02) e segunda-feira (03) o transporte de umidade do mar em direção ao leste de SC favorece a maior presença de nuvens (intercalando com períodos de sol) e chance de chuva isolada, de fraca intensidade no litoral e áreas próximas. Do Extremo Oeste aos Planaltos com sol e poucas nuvens. Amanheceres com sensação de frio e temperaturas de 5 a 11°C na porção central, de 12 a 17°C nas demais áreas. Às tardes, as máximas seguem amenas, chegando aos 24°C no Grande Oeste e variando de 17 a 22°C nas demais regiões.

    Cidades