21.3 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaOM Arquitetura e Design expande atuação para a Serra Catarinense

    OM Arquitetura e Design expande atuação para a Serra Catarinense

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    O escritório de arquitetura OM Arquitetura e Design, liderado por Marina Von Meusel e Bibiana Odorissi, está expandindo sua atuação para a região da Serra Catarinense, desenvolvendo uma linha de projeto de casas de campo. Em suas concepções, o escritório procura soluções criativas de arquitetura que traduzem a personalidade de cada cliente. “Pensamos muito na individualidade de cada caso e em trazer um conceito de projeto que seja percebido no uso dos espaços”, explicam as arquitetas.
    Segundo Marina e Bibiana, a arquitetura de uma residência tem relação direta com a personalidade individual de cada morador. “O que garantimos é o uso de estratégias e soluções de arquitetura para o conforto térmico e melhor aproveitamento dos visuais e paisagens da serra”, pontuam.
    A construção civil na região da Serra Catarinense é um mercado em crescimento que necessita de um olhar profissional da área. “É uma região ainda carente em mão de obra e serviços, por isso também percebemos a necessidade de dispor da nossa equipe de gestão de obras para atendê-los”, contam as arquitetas.
    Como Marina tem mestrado em Desempenho Ambiental de Edificações, o escritório trabalha com várias tipologias de projetos e prioriza sempre o posicionamento correto de áreas envidraçadas e esquadrias que aproveitem da melhor maneira a trajetória solar, bem como a especificação certeira do vidro a ser aplicado em fachadas, auxiliando na regulagem da temperatura interna dos ambientes.
    “Todos estes fatores são determinantes na hora de definir uma construção, principalmente em uma região com variação climática e temperaturas baixas extremas. Para garantir o conforto térmico dos espaços é essencial avaliar o desempenho ambiental das edificações”, explicam as profissionais.
    O escritório também atua com readequação e transformação de imóveis na região. Em 2022, por exemplo, o OM Shopper (setor de consultoria de arquitetura do escritório) readequou uma casa recém adquirida por um cliente na Serra Catarinense. Com uma arquitetura mais antiga, a mansão passou por uma transformação para atender as necessidades do novo proprietário, sem necessariamente fazer uma obra ou reforma na residência. “Dessa forma, fizemos uma curadoria de peças, “vestimos” os espaços e organizamos cada ambiente, com roupa de cama, de banho, utensílios de cozinha, itens pessoais do cliente e decoração. Naquele momento também auxiliamos na produção da casa para o Natal, selecionamos adornos e montamos um Pinheiro e uma guirlanda para receber os familiares do cliente”, contam as arquitetas.
    Nesse ano, o escritório está iniciando o projeto de arquitetura de uma outra mansão de 600 metros quadrados em Rancho Queimado, também na serra. A casa, localizada em um condomínio fechado, será o espaço para as reuniões de família e para o proprietário praticar seu hobby de cozinhar. Além de uma cozinha muito bem equipada, o endereço contará com uma parrilla profissional. “Como tendência, enxergamos casas que são refúgio para famílias. Apesar das necessidades serem variadas, notamos que estratégias como a conexão com o exterior e com a paisagem, espaços de fire place, cozinhas amplas e integradas, além de ambientes funcionais que permitam que os proprietários curtam as casas sem preocupação com manutenção são itens essenciais para considerar no projeto de arquitetura”, acrescentam.

    om2
    OM Arquitetura e Design expande atuação para a Serra Catarinense 2

    Cidades