32.1 C
Itapema
sexta-feira, fevereiro 23, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaCiclone extratropical continua influenciando o tempo nesta quinta-feira (13)

    Ciclone extratropical continua influenciando o tempo nesta quinta-feira (13)

    Em:

    Em Destaque

    Ciclone extratropical continua influenciando o tempo nesta quinta-feira (13)

    Na quinta-feira (13) o ciclone extratropical entre o RS, Uruguai e mar desloca umidade em direção a divisa de SC e RS, o que deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada. Nas demais áreas, dia com sol entre nuvens e pequena chance de chuva. Ainda favorece ventos de oeste, com moderada intensidade no estado. Rajadas de 50 a 70 km/h do Meio Oeste ao litoral, podendo chegar aos 85 km/h (pontualmente a valores mais altos) no Planalto Sul, Litoral Sul, Grd. Fpolis. e localidades do Vale. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas aos ventos.

    Com a aproximação de uma massa de ar frio, de origem polar, as temperaturas caem. As máximas ocorrem pela manhã: 21°C no Litoral Norte, 10 a 14°C no Grande Oeste, Planalto Sul, 15 a 19°C nas demais regiões. As mínimas ocorrem à noite: perto de 0°C na Serra, 10 a 14°C no litoral, Baixo/Médio Vale, 2 a 9°C nas demais áreas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas. Na Serra há pequena chance de chuva congelada e/ou neve bem isolada entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira (14).

    Por conta dos ventos fortes, as ondas passam a ter direção sul e o mar fica agitado a grosso em toda costa de SC. No Litoral Sul, a altura das ondas varia de 3,5 a 4,5 m, na Grd. Fpolis. Litorânea de 2,5 a 3,5 m e nas demais áreas até 2,5 m. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima, ressaca.

    mapa 20230713
    https://youtube.com/watch?v=2UvkVnjd4Zo%3Ffeature%3Doembed

    SEXTA-FEIRA (14)

         Na sexta-feira (14) a massa de ar frio, de origem polar, atuará em toda SC, o que favorece um dia de sol a algumas nuvens no estado. Entre a madrugada e amanhecer com chance de geada do Extremo Oeste aos Planaltos e em localidades do Alto Vale, Grd. Fpolis. Serrana. Amanhecer com temperaturas mínimas de -2 a 4°C nos Planaltos, Meio Oeste, de 7 a 12°C na faixa litorânea e de 4 a 8°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 14 a 19°C no litoral, Vale do Itajaí e de 9 a 15°C nas demais regiões. O deslocamento do ciclone em alto mar deixa os ventos com direção de oeste a sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade em SC e rajadas ocasionais (de 40 a 65 km/h) no litoral e áreas próximas. O risco é baixo a localmente moderado. O mar segue agitado a grosso em todo litoral, com ondas de direção sul. No Litoral Sul, Grd. Fpolis. Litorâneas as alturas de ondas variam de 2,5 a 4,0 m e nas demais regiões chegam aos 2,5 m. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. A partir da noite a tendência é de diminuição das alturas das ondas.

    mapa 20230714

    SÁBADO (15)

         No sábado (15) a massa de ar frio, de origem polar, que é uma área de alta pressão, segue atuando em SC, o que deixa o dia com sol a algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas (de -2 a 4°C) e chance de geada do Extremo Oeste aos Planaltos e nas demais áreas as temperaturas ficam entre 6 e 13°C. À tarde, as máximas variam de 12 a 15°C no Planalto Sul e de 15 a 19°C em boa parte do estado. Ventos de quadrante sul passando para nordeste no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

    Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura das ondas de 1,5 m a 2,0 m (com picos de até 2,5 m) no Litoral Sul. Grd. Fpolis. Litorânea e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.

    mapa 20230715

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

         Domingo (16) e segunda-feira (17) com sol a poucas nuvens em toda Santa Catarina por conta da atuação da massa de ar frio (alta pressão). Mas, a partir do final da noite de segunda-feira, a nebulosidade tende a aumentar dos Planaltos ao litoral e há a chance de chuva isolada por conta da umidade vinda do mar combinada a perturbações em baixos níveis da atmosfera associadas com um fluxo de umidade. Os amanheceres seguem com sensação de frio, mas, gradativamente, as temperaturas começam a subir. As mínimas ficam perto de 0°C na Serra, de 9 a 14°C no litoral, Baixo/Médio Vale, de 5 a 10°C em boa parte do estado. Às tardes devem ser amenas, com máximas de 23°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, 15°C na Serra e de 16 a 20°C nas demais regiões de SC.

    Elaborado em: 13/07/2023 às 05:00 – N° 194/2023

    Meteorologista: Victor Meireles

    Cidades