32.1 C
Itapema
sexta-feira, fevereiro 23, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSemana será marcada por calor fora de época

    Semana será marcada por calor fora de época

    Em:

    Em Destaque

    Semana será marcada por calor fora de época

    Esta semana começa com grande amplitude térmica, com dias que começam mais frios, especialmente nas primeiras horas da manhã e à noite, mas que ao longo do dia aquecem significativamente. A previsão é de céu limpo, com o tempo firme predominando em todo o estado devido à presença de uma região de alta pressão.

    No início da semana, as temperaturas mínimas marcam em média de 4 a 9 graus nos planaltos e meio oeste, e alcançam até 25 graus no oeste e litoral no período da tarde.

    Com o passar dos dias, as temperaturas seguem em elevação e teremos um calor fora de época, especialmente de quarta (02/08) a sexta-feira (04/08), com máximas entre 27 e 33 graus em grande parte das regiões.

    Estas condições ocorrem pois a região de alta pressão está inibindo as condições de tempo adverso, mantendo as frentes frias e outros sistemas mais ao sul de Santa Catarina. Apenas uma variação de nuvens é esperada nas áreas litorâneas, em particular no litoral sul, na quinta-feira (03/08).

    No sábado, os ventos devem entrar de sul, deixando o tempo nublado, principalmente nas áreas litorâneas, e proporcionando uma leve queda nas temperaturas, que devem ficar por volta dos 20 graus. Mesmo assim, não há previsão de chuva significativa para nenhuma região do estado ao longo da semana.

    Com a previsão de tempo seco para esta semana, o cuidado com a hidratação é fundamental, sendo de extrema importância o consumo regular de água, frutas e vegetais. Umedeça o ambiente, deixando vasilhas com água ou toalhas úmidas em alguns cômodos. Evite atividades físicas entre 12 e 15h, nos horários mais quentes e secos do dia.

    Confira a previsão completa da semana

    Devido a influência de um sistema de alta pressão, a segunda-feira (31) inicia com algumas nuvens no Litoral e no Vale do Itajaí, mas ao longo da manhã o sol passa a predominar em todas as regiões de SC e entre a madrugada e amanhã também haverá formação de nevoeiros. Os ventos sopram sem direção predominante e com fraca intensidade em todas as regiões. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. No amanhecer há chance de geada nos pontos mais altos de SC, com as mínimas em torno de 0°C na Serra, entre 2°C e 11°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale e marcando entre 11°C e 15°C nas outras áreas. As máximas oscilam entre 22°C e 27°C no Oeste, no Extremo Oeste e no Litoral Sul e variam entre 18 e 24°C no restante do estado. À tarde a umidade relativa do ar fica abaixo dos 40% em áreas do Planalto Sul e do Litoral Sul, recomenda-se cuidado com pessoas vulneráveis e com animais domésticos e a ingestão de água. Mar calmo, com ondas de direção nordeste no Litoral Sul e de direção sudeste da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, virando de direção leste entre a tarde e a noite, com altura de 1 m em toda a costa catarinense. 

    map1 4

    TERÇA-FEIRA (01)

    Na terça-feira (31), o estado segue sob a influência do centro de alta pressão que mantém o tempo estável, com predomínio de sol no Grande Oeste e com a presença de algumas nuvens do centro ao leste de SC no início do dia. Entre a madrugada e a manhã, há condições para a formação de nevoeiros e uma pequena chance de ocorrência de geada nos pontos mais altos de SC. O vento sopra de direção Norte/Nordeste com fraca intensidade. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas variam entre 3°C e 12°C no Meio-Oeste, nos planaltos e no Alto Vale e ficam entre 11°C e 18°C nas demais regiões. As máximas oscilam entre 22 e 29°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e variam entre 19°C e 25°C no restante do estado. Durante a tarde, a umidade relativa do ar atinge valores abaixo dos 40% do Grande Oeste aos Planaltos, recomenda-se atenção especial com pessoas vulneráveis, animais domésticos e a ingestão de água. 

    map2 4

    QUARTA-FEIRA (02)

    Na quarta-feira (02) segue a condição de tempo estável no estado, com sol e poucas nuvens do Litoral ao Norte do estado devido a uma massa de ar seco atuante em SC. O vento sopra com intensidade fraca de quadrante Norte. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. No amanhecer, há formação de nevoeiros pelo estado e chance de geada na serra catarinense. As mínimas ficam entre 1 e 13°C do Meio-Oeste aos Planaltos e variam entre 11 e 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam entre 19 e 24°C no Planalto Sul e oscilam entre 24 e 29°C nas outras regiões, chegando aos 30°C no Extremo Oeste. Ao longo da tarde os valores de umidade relativa do ar ficam abaixo dos 30% em praticamente todo o estado, com exceção das áreas litorâneas, recomenda-se maior cuidado com pessoas vulneráveis e animais domésticos e o consumo de água.

    map3 4

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na quinta (03) e na sexta-feira (04), o tempo segue firme em todo o estado, com temperaturas amenas pela manhã e temperaturas altas para esta época do ano no período da tarde. As temperaturas máximas devem se aproximar dos 30°C no Extremo Oeste na quinta (03) e chegam a ultrapassar os 30°C no Extremo Oeste e em todo o litoral na sexta (04). Ainda, a condição de formação de nevoeiros entre as madrugadas e manhãs se mantém e o tempo seco e as altas temperaturas continuam fazendo com que a umidade relativa fique abaixo dos 30% do Extremo Oeste aos Planaltos durante as tardes.

    Elaborado em: 31/07/2023 às 05:00 – N° 212/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades