32.1 C
Itapema
sexta-feira, fevereiro 23, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaMassa de ar seco predomina nesta quarta-feira (02) e mantém tempo firme em SC

    Massa de ar seco predomina nesta quarta-feira (02) e mantém tempo firme em SC

    Em:

    Em Destaque

    Massa de ar seco predomina nesta quarta-feira (02) e mantém tempo firme em SC

    Devido a influência de uma massa de ar seco, assim como nos dias anteriores, a quarta-feira (02) continua com a condição de tempo firme e predomínio de sol em todas as regiões, há condições para a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã.

    O vento sopra com intensidade fraca de direção norte/noroeste. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

    As mínimas variam entre 0°C e 11°C do Meio-Oeste ao planaltos e no Alto Vale e oscilam entre 3°C e 17°C nas demais áreas. As máximas variam entre 23 e 29°C na maior parte do estado, com as temperaturas ultrapassando os 30°C no Oeste e no Extremo Oeste. Ao longo da tarde os valores de umidade relativa do ar, ficam abaixo dos 30% em praticamente todo o estado, com exceção das áreas litorâneas, recomenda-se um maior cuidado com a hidratação, especialmente para pessoas vulneráveis e animais domésticos. 

    Mar calmo em toda a costa catarinense, com ondas de 1 m de altura de direção leste.

    map1
    https://youtube.com/watch?v=JQbLk-_jVTs%3Ffeature%3Doembed

    QUINTA-FEIRA (03)

    Na quinta-feira (03), o dia inicia com predomínio do sol em toda Santa Catarina e há formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã pelo estado. Entre a tarde e a noite, os ventos viram de direção sul trazendo umidade, o que ocasiona um aumento da nebulosidade no litoral e em suas proximidades. Ventos variando de direção oeste/sudoeste/sul, com intensidade fraca. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas marcam entre 6°C e 13°C do Meio-Oeste aos planaltos e variam entre 12°C e 18°C nas demais regiões. Devido ao vento Sul e à maior cobertura de nuvens, as temperaturas máximas não sobem tanto Litoral Sul e no Planalto Sul, com as  máximas não passando dos 25°C. No Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e no litoral elas marcam entre 24 e 30°C, enquanto que no Oeste e Extremo Oeste variam entre 26°C e 32°C. Durante a tarde, há condição para valores de umidade relativa do ar abaixo dos 30% do Grande Oeste aos Planaltos, recomenda-se um maior cuidado com a hidratação, especialmente para pessoas vulneráveis e animais domésticos.

    map2

    SEXTA-FEIRA (04)

    sexta-feira (04), inicia com variação de nuvens no litoral entre a madrugada e a manhã e terá novamente tempo ensolarado e aberto em todas as regiões a partir da tarde, devido a uma área de alta pressão que influencia o tempo. Há condições para formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã. O vento sopra de quadrante norte com intensidade fraca. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. As mínimas variam entre 7°C e 12°C do Meio-Oeste ao planaltos e no Alto Vale do Itajaí e oscilam entre 12°C e 18°C nas demais áreas. As máximas marcam entre 23 e 26°C do Meio-Oeste aos planaltos e variam entre 25 e 29°C nas outras regiões. Durante a tarde, a umidade relativa do ar atinge valores abaixo dos 30% do Grande Oeste aos Planaltos, recomenda-se um maior cuidado com a hidratação, especialmente para pessoas vulneráveis e animais domésticos.

    map3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    O  sábado (05) inicia novamente com tempo ensolarado em todas as regiões, mas a aproximação de uma frente fria oceânica ocasiona um aumento da nebulosidade do centro ao leste do estado e traz condições para ocorrência de chuva fraca e queda nas temperaturas nessas áreas. O domingo (06) amanhece com bastante nebulosidade no Centro-Leste do estado e com chance de chuva fraca e isolada no litoral entre a madrugada e a manhã. À tarde o dia fica com sol e variação de nuvens em todas as regiões. Durante a tarde, nos dois dias segue a condição de  umidade relativa do ar abaixo dos 30% do Grande Oeste aos Planaltos, recomenda-se um maior cuidado com a hidratação, especialmente para pessoas vulneráveis e animais domésticos.

    Elaborado em: 02/08/2023 às 05:00 – N° 214/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades