32.1 C
Itapema
sexta-feira, fevereiro 23, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaClima muda e sol retorna ao estado nesta segunda-feira(14)

    Clima muda e sol retorna ao estado nesta segunda-feira(14)

    Em:

    Em Destaque

    Clima muda e sol retorna ao estado nesta segunda-feira(14)

    A segunda-feira (14) terá predomínio de sol no oeste do estado e variação da nebulosidade do centro ao leste de SC. Em áreas do Planalto e Litoral Norte, do Vale do Itajaí e da Grd. Florianópolis, não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada nos extremos do dia devido a circulação marítima. 

    Não há riscos para ocorrências meteorológicas. 

    Entre a madrugada e a manhã há chance de formação de geada na Serra, na Grd. Florianópolis Serrana e no Alto Vale do Itajaí e também há condições para a ocorrência de nevoeiros pelo estado. 

    As Temperaturas mínimas ficam em torno de -2°C nos pontos mais altos da Serra e variam entre 4 e 11°C em grande parte do estado, chegando aos 14°C na Grd. Florianópolis Litorânea, no Baixo Vale e no Litoral Norte. À tarde as máximas oscilam entre 17 e 20°C no Meio-Oeste, planaltos e no Alto Vale e variam entre 18 e 26°C nas outras áreas.

    O vento varia de direção leste/nordeste em todo o estado, com intensidade fraca. Mar pouco agitado, com ondas de direção sul/sudeste, de altura entre 1,0 e 1,5 m e picos de 2,0 m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e de 1,0 m de altura, com picos de 1,5 m no Litoral Norte.

    mapp1

    TERÇA-FEIRA (15)

    Na terça-feira (15) o estado  segue sob a influência de um sistema de alta pressão, que mantém o predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens no Centro e Leste do estado, não se descartando a ocorrência de chuva fraca e isolada entre a Grd. Florianópolis e o Litoral Norte nos extremos do dia. Entre a madrugada e a manhã há chance de formação de nevoeiros pelo estado e de ocorrência de geada nos pontos mais altos da Serra. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. O vento sopra com intensidade fraca de quadrante norte, com rajadas moderadas (em torno de 45 km/h) ao longo da tarde, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As mínimas oscilam por volta dos 0°C nos pontos mais altos da Serra, variam entre 4 e 13°C nos planaltos e no Alto Vale do Itajaí e entre 12 e 17°C nas demais regiões. As máximas sobem bastante e variam entre 24 e 30°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul e marcam entre 18 e 24°C no restante de SC. 

    mapp2

    QUARTA-FEIRA (16)

    Na quarta-feira (16) o sol predomina do Grande Oeste ao Litoral Sul e há condição para chuva fraca e isolada que intercala com períodos em que o sol aparece entre a Grd. Florianópolis e o norte de Santa Catarina, devido à circulação marítima causada pelo giro de um sistema de alta pressão que atua no estado. Entre a madrugada e o amanhecer ocorre formação de nevoeiros pelo estado e há chance de formação de geada na Serra catarinense. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. O vento sopra de direção leste/nordeste com intensidade fraca e rajadas moderadas (em torno de 50 km/h) do Litoral Sul à Grd. Florianópolis. As mínimas variam entre 0 e 11°C no Planalto Sul, oscilam entre 11 e 15°C no Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Litoral Sul e marcam entre 14 e 20°C nas demais regiões. As máximas variam entre 20 e 25°C do Meio-Oeste aos Planaltos, no Alto Vale e na Grd. Florianópolis e marcam entre 24 a 30°C no restante do estado.

    mapp3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    quinta-feira (17), será mais um dia de tempo estável e muito calor em SC , o dia fica com predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens no Centro e Leste do estado, com as temperaturas máximas ultrapassando os 30°C em áreas do Extremo Oeste e do Litoral Sul. Mas a partir da noite já são esperadas mudanças no tempo, como o aumento da nebulosidade e a possibilidade de ocorrência de chuva fraca nas áreas mais ao sul do estado ao final da noite, em função de uma frente fria que se aproxima de SC pelas áreas de divisa como RS. Não há riscos para ocorrências. Na sexta-feira (18) a atuação da frente fria que avança para SC pelas áreas de divisa com o RS, deixa o tempo chuvoso no estado a partir do final da manhã, com ocorrência de pancadas de chuva que podem vir em forma de temporais isolados com raios, rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos pontuais, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

    rodape

    Elaborado em: 14/08/2023 às 05:00 – N° 226/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades