25.2 C
Itapema
sábado, abril 27, 2024
mais
    InícioCidadesItajaíMÃE RELATA DRAMA AO DESCOBRIR QUE BEBÊ DENTRO DO JALECO EM ITAJAÍ...

    MÃE RELATA DRAMA AO DESCOBRIR QUE BEBÊ DENTRO DO JALECO EM ITAJAÍ ERA O PRÓPRIO FILHO

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 26/04: Combate à dengue depende da população

    Mais três mortes por dengue foram registradas. Desta vez,...

    Porto Belo realiza 3ª edição do programa Emprega Mais

    Na última quarta-feira (24), a Praça da Bandeira, no...

    A mãe do recém-nascido que aparece em um vídeo dentro do jaleco de uma fisioterapeuta enquanto a profissional dançava contou à NSC TV o drama enfrentado nos últimos dias. A mulher, cuja identidade será preservada, revelou que só descobriu que a criança nas imagens era o próprio filho dois dias após a gravação feita no interior do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, viralizar.
    — Eu cheguei a compartilhar o vídeo revoltada, e aí quarta-feira o hospital contou que era meu bebê. Fiquei sem chão — desabafa aos prantos.
    A mãe conta que teve gêmeos e os dois estão internados porque vieram ao mundo prematuros. aos sete meses. Nasceram com 1,2 quilo e 37 centímetros. No dia do vídeo, as crianças tinham apenas 15 dias, ela já havia recebido alta e não pôde acompanhar os filhos na UTI. Conforme o relato, os dois filhos precisaram de ventilação mecânica e quando houve a gravação ainda faziam uso de sonda.
    Atualmente, a criança do vídeo está em isolamento por causa de uma bactéria. O problema foi diagnosticado após o episódio com a fisioterapeuta. O hospital garante que o exame apontando a bactéria tinha sido coletado no dia anterior à gravação que revoltou não só a família.
    Os pais são unânimes em dizer que agora não conseguem ficar tranquilos em casa enquanto as crianças estão no hospital, local onde antes consideravam que os filhos estariam em segurança.
    — A gente não come, não dorme, só chora. É inadmissível o que ela fez — diz o pai.
    Bastante emocionada, a mãe vai além:
    — Eles são tão pequeninos. Estão lutando pela vida deles. Espero justiça. Que quem fez isso pague.
    Segundo a advogada que representa a família, Mariani Regina da Silva, os pais vão buscar indenização e reparação civil contra a profissional e o hospital. Em nota, a unidade disse que o bebê “goza de perfeita saúde”.

    Responsabilização
    O Hospital Marieta Konder Bornhausen informou dois dias após o caso repercutir que a fisioterapeuta e três técnicas de enfermagem foram demitidas por causa do episódio. A gravação mostra que enquanto a profissional faz dancinha com o bebê no bolso do jaleco outras pessoas estavam na sala e riam da cena.
    O Conselho Regional de Fisioterapia disse que, após identificada, a profissional foi suspensa de forma cautelar. Também foi instaurando Processo Ético Disciplinar. O Conselho Regional de Enfermagem informou não ter recebido denúncia, mas acompanha o caso com o hospital.
    A Delegacia de Proteção à Criança de Itajaí abriu inquérito para apurar dois possíveis crimes: exposição da criança a situação vexatória e crime de maus-tratos, por se tratar de bebê prematuro que estava em tratamento e sob a guarda, mesmo provisória, daquela profissional naquele momento.

    Um alerta
    O médico pediatra Juarez Furtado explica que só a partir do terceiro mês de vida a criança começa a ter musculatura e tonicidade para movimentar e sustentar a cabeça. Por isso ele faz um alerta:
    — Principalmente no período de recém-nascido, até os 29 dias, é importante que a criança não seja exposta a movimentos bruscos e nem a atividades que levem ela a risco — afirma.

    (NSC Total)

    Cidades