21.2 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTempo instável nesta sexta-feira(08)

    Tempo instável nesta sexta-feira(08)

    Em:

    Em Destaque

    8 de setembro de 2023

    Tempo instável nesta sexta-feira(08)

    Nesta sexta-feira (08), o fluxo de umidade vindo da região amazônica, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e a formação de um ciclone no oceano, na altura do sul da Argentina, deixam o tempo chuvoso no Grande Oeste e sul catarinense.

    No Extremo Oeste e Oeste a chuva deve ocorrer de forma mais intensa e volumosa, principalmente até o final da manhã, e o risco é moderado para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. 

    Nas demais regiões, a chuva acontece na forma de pancadas mais isoladas e o risco para ocorrências é baixo.

    O vento varia de nordeste a oeste ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada e rajadas de 40 e 60 km/h do Extremo Oeste ao Litoral Sul. As temperaturas máximas ficam na casa dos 14°C no Planalto Sul e chegam aos 28°C no Litoral Norte.

    2 3
    https://youtube.com/watch?v=KRU45wfuJzY%3Ffeature%3Doembed

    SÁBADO (09)

    No sábado (09), o tempo continua instável em Santa Catarina, com pancadas de chuva e chance de temporais isolados (com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa), especialmente durante a tarde. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado no Grande Oeste e baixo nas demais regiões. Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 15°C e 17°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis. À tarde, as máximas oscilam entre 20°C e 25°C no litoral, Vale do Itajaí, Grande Oeste e Planalto Norte. A agitação do mar diminui, com ondas de leste/nordeste de 0,5 m a 1,0 m.

    SABADO 1

    DOMINGO (10)

    No domingo (10), a combinação de calor e umidade faz com que haja chance para temporais do Extremo Oeste aos planaltos catarinenses. O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado nestas regiões. No litoral e Vale do Itajaí, a condição é de variação de nuvens, com possibilidade de chuviscos isolados. Os ventos sopram de norte/nordeste, com intensidade fraca. As temperaturas no amanhecer ficam entre 12°C e 14°C nos planaltos e Meio-Oeste e variam entre 15°C e 17°C nas demais regiões. À tarde, o fluxo de norte faz com que as temperaturas se elevem entre o Grande Oeste e Planalto Norte, onde as máximas variam entre 27°C e 30°C. Nas demais regiões, ficam entre 20°C e 23°C.

    DOMINGO 1

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na segunda-feira (11), tempo firme e ensolarado em todas as regiões catarinenses, por influência da massa de ar seco. Na terça-feira (12), instabilidades associadas a formação de uma frente fria e ao fluxo de calor e umidade vindas do norte do país podem provocar temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Nos dois dias, as temperaturas serão altas no estado, com as máximas chegando aos 35°C no Litoral Sul na segunda (11) e no Litoral Norte e Vale do Itajaí na terça (12).

    rodape

    Cidades