21.6 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaColuna Pelo EstadoPelo Estado 12/09: Casan toma as primeiras providências

    Pelo Estado 12/09: Casan toma as primeiras providências

    Em:

    Em Destaque

    Já está mais que provado que não foi um acidente, mas um grande irresponsabilidade o rompimento do reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), na última semana, em Florianópolis, que atingiu cerca de 220 casas e 90 veículos.

    O vazamento de emails trocados entre a Casan e a empresa responsável pela construção do reservatório mostram que o pedido para reparo urgente da estrutura já havia sido feito há mais de um ano, e já foi constatado que o projeto não seguiu fielmente o que havia no papel. Ou seja, a construção estava, sim, fora dos padrões. Mas de quem é a responsabilidade? 

    Até que isto seja totalmente apurado, a Casan está tomando as providências e prestando os esclarecimentos necessários. Nesta segunda-feira, 11, o presidente Edson Moritz esteve na Câmara Municipal de Florianópolis para atualizar a comissão temporária que foi criada para fiscalizar e cobrar o trabalho da Casan. Foi após esta reunião que a Companhia decidiu fechar um reservatório de água no bairro Forquilhinhas, em São José, na Grande Florianópolis, construído pela mesma empresa e que estava em funcionamento desde março. Também serão vistoriados os outros 1.080 que a Casan possui espalhados por todo o Estado. Em Chapecó, moradores denunciaram as más condições de um outro reservatório, que tem mais de 55 anos de uso.

    No final de semana, a companhia já deu início ao pagamento das indenizações das famílias, com valores praticamente simbólicos, que vão de R$ 1,8 mil a até R$ 40 mil, o que não é suficiente para quem precisa recomeçar do zero. 

    Na próxima sexta-feira, 15, a Casan precisa apresentar à Comissão Temporária um relatório atualizado sobre o desastre e as medidas tomadas. No mesmo dia, os vereadores que a compõem irão fazer uma vistoria no local da tragédia.

    Julgamento de Jorginho

    image 4
    Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

    O Tribunal Superior Eleitoral julgará nesta terça-feira, 12, uma ação interposta pela ex-candidata a deputada estadual Rosane Magaly Martins (PSOL), por suposto uso indevido de recursos e abuso de poder econômico por parte do Partido Liberal (PL) durante a campanha eleitoral de Jorginho Mello e da vice, Marilisa Boehm. De acordo com o recurso, a campanha de Jorginho teria sido financiada com recursos que deveriam ter sido aplicados em candidaturas femininas, mas que por manobra ilegal tiveram destinação diversa. É pouco provável que a ação vá adiante, já que foi rejeitada por unanimidade em abril pelos juízes do TRE.

    Centro de treinamento

    Em oito meses, a Celesc deverá contar com uma nova estrutura completamente dedicada à capacitação e qualificação de seus empregados, melhorando ainda mais o atendimento à população.   

    A assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Treinamento da Companhia aconteceu na última semana, dando início às obras desse espaço que deve aprimorar fortemente os treinamentos realizados, oferecendo mais conforto e qualidade aos empregados.

    Escola do Legislativo

    A Caravana de Inclusão das Mulheres na Política – projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira – será um dos cases apresentados na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo. Esse ano, o evento acontece nos dias 14 e 15 de setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. O projeto será apresentado pela coordenadora da Escola da Alesc, Marlene Fengler.

    Propriedades certificadas

    Santa Catarina atingiu a marca de 3 mil propriedades rurais certificadas livres de Brucelose e Tuberculose. Dados que demonstram a excelência da bovinocultura e a qualidade da produção agropecuária catarinense são frutos de um grande esforço para erradicar essas doenças, por parte do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Agricultura, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

    A certificação de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose é um dos principais meios de controle para a sanidade dos rebanhos e agrega valor aos produtos da propriedade.

    Treinamento SCGÁS

    No dia 28 de setembro, a SCGÁS realizará a parte prática do Exercício Simulado Completo de Emergência, nas instalações da ETC-05 (Estação de Transferência de Custódia), situada na Rodovia SC 410, km 9, bairro Nova Descoberta, em Tijucas/SC. A atividade, voltada para colaboradores da SCGÁS, agentes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Rodoviária, tem como objetivo minimizar os efeitos de uma ocorrência de derramamento e vazamentos de Gás Natural nas áreas atendidas, evitando riscos à saúde e segurança do trabalhador, do meio ambiente e dos moradores da região.

    Agenda

    O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e diretores da entidade, cumprem agenda no Vale do Itajaí, nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de setembro. A agenda prevê visitas a indústrias e reuniões com lideranças empresariais em Blumenau, Pomerode e Indaial. 

    > Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_12.09.2023

    Produção e edição
    Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
    Contato: peloestado@gmail.com

    Cidades