21.3 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaA chuva e os temporais retornam para todas as regiões de SC...

    A chuva e os temporais retornam para todas as regiões de SC nesta quarta-feira(13)

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    13 de setembro de 2023

    A chuva e os temporais retornam para todas as regiões de SC nesta quarta-feira(13)

    Na quarta-feira (13), a chuva e os temporais retornam para todas as regiões de SC, a começar pelas áreas de divisa com o RS na manhã e se estendendo  para o restante do estado entre a tarde e a noite, devido a uma frente fria e um sistema de baixa pressão, que no decorrer do dia se intensifica, dando origem a um Ciclone Extratropical no mar entre SC e o RS, entre a noite e a madrugada da quinta-feira (14).

    Associados aos temporais podem ocorrer chuva intensa, rajadas fortes de vento e granizo, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas. 

    Vento de norte/noroeste com intensidade moderada e rajadas entre 50 e 70 km/h. As temperaturas não sobem muito nas áreas de divisa com o RS, mas se aproximam dos 30°C entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. 

    O mar fica agitado no final do dia, com ondas virando para sudeste entre 1,0 e 1,5m e picos de 2,0 a 2,5m.

    1 7
    https://youtube.com/watch?v=I-qVInGLkUM%3Ffeature%3Doembed

    QUINTA-FEIRA (14)

    A quinta-feira (14) começa com condições para chuva fraca e isolada do Meio-Oeste ao Litoral Sul, devido ao giro do ciclone no mar, que desloca umidade para o continente. No decorrer da tarde o tempo estabiliza, com o afastamento do ciclone para alto mar e o avanço de uma massa de ar seco e frio, que firma o tempo e declina bruscamente as temperaturas. Vento moderado a forte (entre 35 e 50km/h), dos planaltos ao Litoral, sobretudo nas áreas costeiras, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, onde as rajadas variam entre 60 e 80km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos como, queda de galhos e danos na rede elétrica. As temperaturas declinam no decorrer do dia e as mínimas ocorrem à noite, ficando abaixo de 5°C na Serra e entre 6 e 12°C nas demais regiões, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas.  Mar muito agitado com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0 a 3,5m, com risco de ressaca. O risco é moderado a alto para ocorrências. 

    2 6

    SEXTA-FEIRA (15)

    A semana termina com tempo firme e seco e com predomínio de sol em toda SC na sexta-feira (15). A massa de ar seco, com centro sobre o estado, favorece essa estabilidade e também deixa as temperaturas baixas, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, e a umidade relativa do ar baixa no período da tarde. Vento fraco em todo estado e com direção variável. As temperaturas diminuem ainda mais, se comparadas ao dia anterior, com mínimas negativas nos pontos mais altos da Serra e entre 0°C e 5°C nos Planaltos, Grande Oeste e no Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 8°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado. À tarde as máximas variam entre 16 e 22°C no estado. A agitação do mar diminui, mas ainda permanece com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5 a 3,0m, mantendo o risco moderado para ocorrências.

    3 6

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    No final de semana tempo firme, seco e ensolarado em toda SC, tanto no sábado (16) como no domingo (17). Ainda pela influência da massa de ar seco e frio, que aos poucos perde força e se afasta para o mar, favorecendo a elevação das temperaturas, a virada do vento para a direção nordeste com rajadas mais intensas no Litoral Sul. 

    rodape

    Cidades