20.5 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioCidadesBalneário Camboriú3ª Edição do Projeto Futuros Disruptivos será lançada amanhã na Univali BC

    3ª Edição do Projeto Futuros Disruptivos será lançada amanhã na Univali BC

    Em:

    Em Destaque

    O premiado projeto beneficia 30 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino instruindo-as a pensar fora da caixa

    A terceira Edição do premiado Projeto Futuros Disruptivos – Geração de Criativos Sociais e Bio Inovadores será lançada na terça-feira, dia 19, no Espaço Foyer do Bloco 7, da Univali, em Balneário Camboriú, a partir das 14 horas. Ao todo, 30 alunos da Rede Municipal de Ensino da Balneário, que têm entre 9 e 11 anos, participarão das atividades do projeto nos três próximos meses e serão instigados a desenvolver o espírito de inovação, o empreendedorismo e a visão disruptiva para a solução de problemas.

    O Futuros Disruptivos é um programa de aprendizagem criativa com o uso de metodologia de Design Thinking, que é focada na resolução de problemas e coloca o ser humano como centro do processo. A proposta é gerar nos adolescentes um espírito inovador e arrojado, com enfoque empreendedor, para dar respostas às questões socioeconômicas da região. Desta forma, espera-se que os estudantes qualificados se tornem os futuros transformadores criativos da cidade, trazendo um olhar disruptivo para os próximos serviços e empreendimentos da região.

    O projeto é desenvolvido em parceria colaborativa pela Univali, Prefeitura de Balneário Camboriú, Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa de Crédito Credifoz, Oceanic Aquarium e WTM International.

    PREMIADO – O projeto Futuros Disruptivos foi destaque no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2021, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A professora Bianka Cappucci Frisoni, idealizadora do projeto, conquistou o primeiro lugar na categoria professor inovador.

    No final do ano passado, foi a vez do projeto conquistar a medalha de bronze na categoria Design Social da 12ª edição do Brasil Design Award (BDA). Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo (SP). Ao todo, mais de 1,7 mil projetos de todo o Brasil foram inscritos em diversas categorias e 250 cases foram premiados.

    Além disso, o projeto Futuros Disruptivos foi um dos premiados na 2ª edição do Design for a Better World Award; e foi destaque na 3ª edição do Prêmio Regional de Inovação – medalha de ouro na categoria Produtos e Serviços, e prata categoria Inovação Social. O projeto institucional ainda é contemplado na ONU, devido ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 11 e 17.


    Cidades