21.2 C
Itapema
quarta-feira, abril 24, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaMudança no tempo a partir da tarde de segunda-feira (18)

    Mudança no tempo a partir da tarde de segunda-feira (18)

    Em:

    Em Destaque

    Depois de uma sequência de dias com tempo firme, ensolarado e com muito calor em SC, o tempo muda entre a tarde e a noite da segunda-feira (18), com o retorno das pancadas de chuva e temporais para todas as regiões, mas em especial para as áreas mais próximas da divisa com o RS.

    O forte calor, combinado a instabilidade associada a formação de uma frente fria no estado vizinho, favorece para a formação de núcleos de instabilidade, que provocam pancadas de chuva e temporais de forma muito isolada pelo estado, mas em especial nas áreas mais próximas da divisa com o RS, entre a tarde da segunda-feira (18) e o amanhecer da terça-feira (19), com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. 

    A chuva retorna, mais uma vez acompanhada por temporais (com raios, rajadas de vento e granizo) na tarde da terça-feira (19), esse comportamento, de chuva e temporais entre as tardes e o início das noites, tendem a se repetir nos dias posteriores, porém com menor intensidade. 

    Ainda, os temporais ocorrem por causa do forte calor e da umidade disponível, já que as temperaturas máximas vão continuar altas em boa parte do estado. 

     Saiba como fica o tempo nos próximos 5 dias

    A segunda-feira (18) inicia com formação de nevoeiros pontuais no Centro-Leste do estado e com predomínio de sol em todas as regiões. Entre a tarde e à noite, a condição de tempo começa a mudar com a aproximação de uma frente fria combinada com a influência de uma área alongada de baixa pressão que aumenta a nebulosidade em SC, provocando chuva acompanhada de trovoadas, que pode vir acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. O vento sopra com intensidade fraca a moderada variando de nordeste no litoral e em áreas próximas a noroeste do Grande Oeste aos planaltos, virando de direção sul nas áreas costeiras ao longo da tarde, com rajadas moderadas entre 40 e 60 km/h pelo estado, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos. O amanhecer será com temperaturas altas, que oscilam entre 19 e 25°C No Oeste, Extremo Oeste e no litoral Sul e com temperaturas amenas nas demais áreas, que variam entre 13 e 19°C. À tarde as máximas se elevam bastante para esta época do ano, marcando entre 30 e 38°C  no Extremo Oeste, Oeste e no Litoral Sul e variando entre 26 e 34°C nas outras regiões. O mar fica calmo, com ondulação de direção leste/nordeste virando para sudeste à tarde, variando entre 0,5 m e 1 m de altura, com picos de 1,5 m em alto mar.

    mapppa1

    TERÇA-FEIRA (19)

    Na terça-feira (19), o dia inicia novamente com formação de nevoeiros pelo estado e o tempo segue instável em todas as regiões, devido a atuação da frente fria oceânica combinada a influência de uma área alongada de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, que favorece a ocorrência de pancadas de chuva que em alguns momentos vir acompanhadas de trovoadas, e de temporais isolados com rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, de quadrante sul/leste no litoral e em suas proximidades e de quadrante norte no restante do estado, com rajadas pontualmente moderadas no Oeste e Extremo Oeste durante a madrugada e na região costeira de Florianópolis e arredores à tarde. As temperaturas mínimas oscilam entre 18°C e 26°C no Oeste e no Extremo Oeste e variam entre 14 e 21°C no restante do estado. As máximas marcam entre 27°C e 36°C no Grande Oeste, no Planalto Norte e no Alto Vale do Itajaí e variam entre 20 e 30°C nas demais áreas.

    mapppa2

    QUARTA-FEIRA (20)

    Na quarta-feira (20) as instabilidades ainda atuam em SC, porém com menos intensidade do que no dia anterior, as pancadas de chuva e eventuais temporais isolados ocorrem também devido à combinação da presença de umidade com o aquecimento diurno, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas. Entre a madrugada e a manhã há formação de nevoeiros em todo o estado. Os ventos sopram com intensidade fraca de quadrante sul/sudeste no litoral e em áreas próximas, virando de norte entre a tarde e a noite e sopram de quadrante norte ao longo do dia no restante do estado. No amanhecer as temperaturas oscilam entre 21 e 26°C no Extremo Oeste e no Oeste e variam entre 13 e 22°C nas outras áreas. À tarde, as máximas marcam entre 24 e 30°C no Planalto Sul, no Litoral Sul e nas áreas costeiras e variam entre 29 e 35°C no restante do estado.   

    mapppa3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22) a atuação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo no estado, deixando o tempo aberto e com predomínio de sol no Grande Oeste e com maior presença de nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada nos extremos dos dias do Meio-Oeste ao litoral, devido à circulação marítima. Não há riscos para ocorrências relacionadas às chuvas. Além disso, as temperaturas seguem altas para esta época do ano, ultrapassando os 35°C em áreas do Oeste, do Extremo Oeste e do litoral Sul, seguindo em elevação no final de semana.

    Elaborado em: 18/09/2023 às 05:00 – N° 261/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades