21.5 C
Itapema
terça-feira, novembro 28, 2023
mais
    InícioSanta CatarinaSexta-feira (22) será marcada pela combinação de calor e umidade

    Sexta-feira (22) será marcada pela combinação de calor e umidade

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 28/11: Mais ações para salvar Santa Catarina

    E a chuva segue em Santa Catarina. Enquanto isso,...

    Pedala Itapema fatura seis medalhas no campeonato Sul Brasileiro de Super BMX

    A Pedala Itapema conquistou feito impressionante no Campeonato Sul...
    Sexta-feira (22) será marcada pela combinação de calor e umidade

    Nesta sexta-feira (22), a combinação de calor, umidade e demais instabilidades favorecem a formação de temporais isolados em todas as regiões entre a tarde e a noite, especialmente do centro ao leste do estado. Os temporais podem vir com chuvas pontualmente intensas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, sendo baixo a moderado o risco ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. 

    As temperaturas máximas seguem altas pelo estado, chegando aos 37°C no Extremo Oeste e Vale do Itajaí. No Planalto Sul, variam entre 26°C e 29°C e nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C.

    Ventos de norte virando para sudeste no decorrer do dia, com intensidade fraca. Mar pouco agitado, com ondas de 1,0 m a 1,5 m.

    2 13

    SÁBADO (23)

    No sábado (23) o dia amanhece com tempo firme, mas entre a tarde e a noite a presença de calor, umidade e instabilidades fornecem condições para temporais isolados em todo o estado, novamente com maior probabilidade de ocorrência do centro ao leste catarinense. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. As temperaturas seguem elevadas em boa parte do estado, com máximas de 38°C no Extremo Oeste e 34°C no Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. No Litoral Sul e nas demais áreas costeiras, as máximas ficam entre 21°C e 25°C. Os ventos sopram de oeste do Extremo Oeste aos planaltos e de leste dos planaltos ao litoral, com intensidade fraca. Ondas de nordeste/leste com picos de 1,0 a 1,5 m.

    2 13

    DOMINGO (24)

    No domingo (24), uma frente fria no oceano muda o padrão de ventos e temperatura no Litoral Sul e na costa catarinense. Nestas regiões, o vento passa a soprar de quadrante sul com rajadas de até 55 km/h, fazendo com que as temperaturas diminuam consideravelmente em relação aos dias anteriores e as máximas fiquem entre 22°C e 25°C. Nas demais regiões o calor se intensifica, com máximas acima dos 33°C, chegando aos 39°C entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte e aos 40°C no Extremo Oeste. Em todas as regiões de divisa com o  RS, há condição para temporais isolados entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. No Litoral Sul, há possibilidade de a chuva ser mais intensa e volumosa, causando transtornos como alagamentos e enxurradas. O risco é moderado para estas ocorrências.

    DOMINGO 2

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na segunda (25) e na terça-feira (26), a condição é de tempo nublado a encoberto, possibilidade de chuvas fracas e temperaturas amenas dos planaltos ao litoral por conta da atuação da frente fria no oceano. No restante do estado, céu aberto, temperaturas altas e chance de temporais isolados entre a tarde e a noite.

    Elaborado em: 22/09/2023 às 05:00 – N° 265/2023

    Meteorologista: Elen Pelissaro

    Cidades