21.6 C
Itapema
terça-feira, junho 18, 2024
mais
    InícioCidadesPorto BeloAgentes Comunitários e de Endemias finalizam curso técnico em Porto Belo

    Agentes Comunitários e de Endemias finalizam curso técnico em Porto Belo

    Em:

    Em Destaque

    A emoção tomou conta da noite da última sexta-feira (22), durante a cerimônia de formatura dos participantes do Programa Saúde com Agente, que contou com a participação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município de Porto Belo. Ao todo, 23 profissionais participaram do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias.
    O curso foi oferecido de forma gratuita aos agentes e a participação era optativa. A partir desta iniciativa, o objetivo da gestão é valorizar os profissionais que se disponibilizam a buscar qualificação profissional na área de atuação. A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e adesão e apoio das Secretarias Municipais de Saúde.
    O prefeito Joel Lucinda parabenizou os profissionais por buscarem qualificação profissional, considerando a importância de estarem sempre em busca de conhecimento. “Ficamos emocionados em saber que estes profissionais, entre tantos outros agentes, optaram por participar do curso, mesmo em meio à correria do dia a dia e as dificuldades que a vida coloca no caminho. Nós temos orgulho de vocês” – destaca o prefeito.
    A secretária de Saúde Jainara Nordio destaca que os agentes são o elo entre o SUS e a comunidade. “Vocês são a cara do SUS em meio à nossa população e se esforçam para atender as demandas das famílias, sendo o elo que precisamos para atender a todos. Ficamos felizes com a escolha de vocês em participar desta formação” – destaca Jainara.
    O ponto alto da noite foi uma homenagem prestada à agente Terezinha Vaz, que mesmo próximo da aposentadoria, optou por fazer o curso e acompanhou as aulas junto com as colegas de trabalho. Terezinha atua como agentes comunitária de saúde desde 2001 e acompanhou de perto as transformações do SUS e o desenvolvimento tecnológico na área. Atualmente, ela trabalha no bairro Centro.
    O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o SUS, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde, na qualificação da atuação dos agentes de saúde e endemias e consequentemente, promover mais qualidade de vida a população assistida.

    Cidades