21.6 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaTempo instável em SC

    Tempo instável em SC

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    26 de setembro de 2023

    Tempo instável em SC

    terça-feira (26) será marcada por tempo instável em SC, com possibilidade de chuva desde o período da manhã. Destacam-se as áreas ao sul, onde as chuvas podem ser intensas, com risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais áreas, o risco é de temporais. Esta condição ocorre devido a intensificação de uma região de baixa pressão, que deve dar origem a um ciclone nesta quarta-feira entre a costa do RS e SC.

    Ao longo do dia, os ventos ganham força, e sopram de quadrante noroeste com velocidades médias entre 20 a 40 km/h, em especial no Oeste e Litoral Sul, com rajadas que podem marcar valores entre 60 e 80 km/h. O risco é moderado para destelhamentos, queda de galhos, árvores ou postes, com danos na rede elétrica.

    mapprev2

    Quarta-feira (27)

    quarta-feira (27) será de tempo fechado em todo o estado de SC, principalmente nas áreas de divisa com o RS, onde a chuva dá início desde a madrugada. Esta condição ocorre devido ao avanço de uma frente fria, associada ao processo de formação de um ciclone extratropical na costa entre SC e RS. O risco relacionado às chuvas é moderado para chuva intensa e temporais. Com a formação do sistema, os ventos mudam para quadrante sul, com rajadas de intensidade moderada a forte, principalmente nas áreas litorâneas, onde podem marcar entre 50 a 70 km/h. Como consequência, o mar fica muito agitado e com risco para ressaca.

    Capturar1 6

    Quinta-feira (28)

    Na quinta-feira (28), o dia amanhece com ventos de sul e sensação de frio, devido a entrada de uma massa de ar mais fria na região. Apesar disso, a melhora nas condições do tempo é breve, até o final do dia os ventos começam a mudar para norte, trazendo maior umidade e possibilidade de pancadas de chuva na porção oeste e faixa norte do estado. Nas áreas de divisa com o RS, o tempo segue mais firme, porém ainda há muita variação de nebulosidade. A sensação é de frio no amanhecer, com valores abaixo de 10°C na maior parte do estado. Além disso, as máximas não passam de 23°C, com exceção de pontuais acima deste valor no Oeste.

    Capturar2

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Entre sexta-feira (29) e sábado (30), a chuva não dá trégua. Ainda há condições para chuva em todas as regiões, em especial das áreas centrais ao Litoral Norte do estado, influenciados pelo transporte de umidade do oceano para o continente. Em contrapartida, o risco para temporais é menor em relação ao início da semana. As temperaturas ficam amenas, com máximas abaixo de 20°C em grande parte do estado.

    rodape 1024x195 2

    Elaborado em: 26/09/2023 às 05:00 – N° 269/2023

    Meteorologista: Caio Guerra

    Cidades