21.6 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioCidadesBombinhasPraias de Bombinhas são aprovadas pelo júri internacional para quinta temporada do...

    Praias de Bombinhas são aprovadas pelo júri internacional para quinta temporada do bandeira azul

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    As praias de Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas, em Bombinhas, foram contempladas com a premiação do Programa Bandeira Azul. O resultado foi divulgado após a avaliação do júri internacional e é válido para a temporada 2023/2024. Esta será a quinta temporada do programa nas praias de Mariscal e Quatro Ilhas, e a quarta na praia da Conceição.
    O Bandeira Azul é o maior prêmio destinado a praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Para conquistar a certificação, o município atendeu a uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social e segurança e serviços. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente.
    O principal objetivo do Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros. Em Bombinhas, o programa contempla ações como a instalação de placas informativas, banheiros públicos, passarelas com acessibilidade, lixeiras nas praias, serviço de guarda-vidas, atividades de educação ambiental, testes de qualidade de água e monitores para orientação e fiscalização das praias.
    O secretário de turismo de Bombinhas, Mário Lamenha, destaca que a premiação consolida Bombinhas como um destino referência em turismo sustentável. “O Bandeira Azul reflete o compromisso de Bombinhas com a qualidade das praias, afinal são cinco anos consecutivos atendendo a critérios que envolvem gestão ambiental e garantem total segurança aos usuários”, explica.
    “Temos muito para comemorar, pois essa conquista só é possível com o trabalho e engajamento de toda equipe e gestão municipal”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – Famab, Flávio Steigleder Martins.
    A cerimônia de entrega nacional das bandeiras está agendada para o dia 27 de outubro, na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú. A temporada Bandeira Azul inicia oficialmente no mês de novembro. O Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education – FEE e conta com o apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, o programa é operado pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR, com sede em Florianópolis/SC. Para saber mais, acesse www.bandeiraazul.org.br.

    Cidades