24.7 C
Itapema
segunda-feira, abril 22, 2024
mais
    InícioSanta CatarinaSegunda(02) com tempo estável na maior parte do estado

    Segunda(02) com tempo estável na maior parte do estado

    Em:

    Em Destaque

    Pelo Estado 19/04: Arteris Litoral Sul pode perder a concessão em SC

    O Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve nesta quinta-feira,...

    Pelo Estado 18/04: E a saúde em Santa Catarina, como vai?

    Após um convite dos parlamentares catarinenses, a secretária de...

    2 de outubro de 2023

    Segunda(02) com tempo estável na maior parte do estado

    Nesta segunda-feira (02) o dia inicia com a formação de nevoeiros pelo estado que se dissipam ao longo da manhã e com possibilidade de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul e da Grd. Florianópolis Serrana. A influência de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens no Litoral Sul e do Grande Oeste aos Planaltos, enquanto que da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte o dia terá maior presença de nuvens e chance de chuva fraca/garoa nos extremos do dia devido à circulação marítima, não há riscos para ocorrências relacionadas. 

    Os ventos sopram com intensidade fraca de direção oeste ao longo do dia, passando a sudoeste/sul à noite do Grande Oeste aos planaltos e com intensidade fraca a moderada, de quadrante sul/sudeste no litoral e nas proximidades, com rajadas entre 40 e 60 km/h, principalmente a partir da tarde nas áreas costeiras, com risco baixo associado às rajadas de vento.

    As temperaturas mínimas variam entre 0° e 9°C no Planalto Sul, marcam entre 7 e 12°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e variam entre 11 e 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 23 e 29°C do Grande Oeste ao Planalto Norte, marcam entre 15 e 22°C no restante do estado.

    O mar fica pouco agitado, com ondas de direção sudeste e alturas entre 1,5 e 2,0 m, com picos de 2,5 m em toda a costa catarinense.

    maapa1

     TERÇA-FEIRA (03)

    terça-feira (03) terá novamente a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã e possibilidade de geada entre o Planalto Sul e a Grd.Florianópolis Serrana. O sol predomina ao longo da manhã e em parte da tarde na maioria das regiões catarinenses, mas entre a tarde e à noite a nebulosidade aumenta em todas as áreas devido a aproximação de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, que associadas a formação de uma frente fria combinada ao fluxo de calor e umidade  proveniente da Amazônia, fornecem condições para o retorno das pancadas de chuva e de temporais a partir da noite, que podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de chuva intensa e iniciam pelo Grande Oeste e por áreas de divisa com o RScom risco baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas e aos temporais. Os ventos sopram com intensidade fraca de direções variadas pelo estado. As temperaturas mínimas variam entre 0 e 8°C nas áreas mais elevadas do Planalto Sul e da Grd. Florianópolis Serrana, marcam entre 14 e 19°C no Oeste, Extremo oeste e no Litoral norte e oscilam entre 10 e 15°C nas demais áreas. À tarde as temperaturas variam entre 25 e 33°C do Grande Oeste aos planaltos e oscilam entre 17 e 26°C no restante do estado.

    maapa2

    QUARTA-FEIRA (04)

    As instabilidades associadas à formação e passagem da frente fria, juntamente com o fluxo de calor e umidade proveniente do Norte do Brasil se intensificam e avançam pelo estado ao longo da quarta-feira (04),  favorecendo a persistência da condição para chuva forte a volumosa e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais em todas as regiões, com risco moderado a alto para ocorrências associadas. Também há condições para a formação de nevoeiros do centro ao leste do estado entre a madrugada e a manhã, neste  período os ventos sopram de quadrante norte em todo o estado, com rajadas entre 35 e 60 km/h do Grande Oeste ao Litoral Sul, virando de direção sul ao longo da tarde a partir das áreas de divisa com o RS, com rajadas que podem atingir os 70 km/h do centro ao leste do estado, com o vento perdendo intensidade ao longo da noite no interior de SC, ganhando força na costa catarinense, o risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos ventos. As temperaturas mínimas oscilam entre 14 e 16°C no Planalto Sul e variam entre 15 e 20°C pelo estado. As máximas variam entre 19 e 22°C no Grande Oeste, Litoral Sul e Norte e no Planalto Norte e marcam entre 16 e 19°C nas demais regiões.

    maapa3

    TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Na quinta-feira (05), uma massa de ar seco favorece o retorno do tempo firme em SC com sol e poucas nuvens do Grande Oeste à Grd. Florianópolis e com variação de nuvens nas áreas do nordeste do estado, especialmente as áreas entre o Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde não se descarta chuva fraca/garoa entre a tarde e à noite, devido a circulação marítima. A sexta-feira (06) inicia com tempo estável e variação de nuvens pelo estado entre a madrugada e a manhã. A partir da tarde a nebulosidade aumenta e já começam a ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados nas regiões de divisa com o RS, devido a aproximação de instabilidades pelo Oeste e Sul do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

    Elaborado em: 02/10/2023 às 05:00 – N° 275/2023

    Meteorologista: Ana Luiza Dors Wilke

    Cidades